Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Filas, tumulto e desinformação marcam ação de emissão de documentos em Manaus

O Poder Judiciário do Amazonas esclareceu que a confusão foi causada por um problema de conectividade.

Por Beatriz Silveira

13/05/2025 às 15:42

Notícias de Manaus –   Centenas de pessoas enfrentaram filas extensas e muita desorganização nesta terça-feira (13/05) no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona Centro-Sul de Manaus, para participar da terceira edição do “Registre-se!”. A iniciativa, promovida pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), oferece atendimentos gratuitos para emissão de documentos básicos durante a Semana Nacional do Registro Civil, que ocorre até sexta-feira (16/05).

PUBLICIDADE

Moradores relataram frustração com a falta de organização e com o encerramento antecipado dos atendimentos. Um dos principais pontos de conflito foi o fechamento dos portões por volta das 10h, o que gerou tumulto na rua Jornalista Flaviano Limongi. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram confusão e indignação de quem esperava ser atendido, incluindo mães com crianças e idosos que passaram mal durante a espera.

Leia também: Vídeo: Incêndio atinge subestação e causa pânico em moradores do bairro Aparecida em Manaus

Segundo uma promotora presente no local, após forte pressão popular, os portões chegaram a ser reabertos temporariamente, mas os atendimentos foram logo encerrados novamente, sem a entrega de fichas para agendamento no dia seguinte, como havia sido informado anteriormente.

Em nota, o Poder Judiciário do Amazonas esclareceu que a confusão foi causada por um problema de conectividade. “O furto do cabeamento de internet atrasou o início dos trabalhos no local, mas o problema foi solucionado ainda pela manhã. Os atendimentos seguem normalmente até o dia 16”, informou a Corregedoria-Geral de Justiça.

A situação gerou críticas pela falta de comunicação clara e pela condução da ação, que tinha como objetivo facilitar o acesso a documentos essenciais.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Amazonas

Justiça derruba regra que proibia delegados de falar com a imprensa sem autorização no Amazonas

Decisão considerou inconstitucional a exigência de aval prévio da chefia da Polícia Civil e apontou censura prévia; multa por descumprimento pode chegar a R$ 100 mil.

há 14 minutos

Manaus

ISS Fixo 2026 em Manaus vence nesta sexta-feira; veja como pagar com 2% de desconto

Profissionais autônomos e sociedades uniprofissionais têm até o dia 10 de julho para quitar a sétima parcela do imposto municipal.

há 43 minutos

Amazonas

MPF investiga denúncias contra a Âmbar Energia por cobranças indevidas e falhas no fornecimento de energia a indígenas no Amazonas

Procedimento foi aberto para apurar relatos de cobranças irregulares, falta de ligação de energia e possível descumprimento da Tarifa Social na Terra Indígena Murutinga.

há 47 minutos

Eleições 2026

Omar Aziz marca data da convenção partidária e será o primeiro a oficializar candidatura ao Governo do Amazonas

Senador abrirá oficialmente a fase de homologação das candidaturas para as eleições de 2026.

há 1 hora

Manaus

Renato Junior distribui 20 toneladas de jaraqui e anuncia reforma para casa de aposentada em Manaus

Ação do “Jaraqui da Gente” ocorreu nos bairros Compensa e Coroado e beneficiou cerca de 1,6 mil pessoas nesta quarta-feira (8).

há 1 hora