- Foto: Erick Lima
Notícias de Manaus – Centenas de pessoas enfrentaram filas extensas e muita desorganização nesta terça-feira (13/05) no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona Centro-Sul de Manaus, para participar da terceira edição do “Registre-se!”. A iniciativa, promovida pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), oferece atendimentos gratuitos para emissão de documentos básicos durante a Semana Nacional do Registro Civil, que ocorre até sexta-feira (16/05).
Moradores relataram frustração com a falta de organização e com o encerramento antecipado dos atendimentos. Um dos principais pontos de conflito foi o fechamento dos portões por volta das 10h, o que gerou tumulto na rua Jornalista Flaviano Limongi. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram confusão e indignação de quem esperava ser atendido, incluindo mães com crianças e idosos que passaram mal durante a espera.
PUBLICIDADE
Segundo uma promotora presente no local, após forte pressão popular, os portões chegaram a ser reabertos temporariamente, mas os atendimentos foram logo encerrados novamente, sem a entrega de fichas para agendamento no dia seguinte, como havia sido informado anteriormente.
Em nota, o Poder Judiciário do Amazonas esclareceu que a confusão foi causada por um problema de conectividade. “O furto do cabeamento de internet atrasou o início dos trabalhos no local, mas o problema foi solucionado ainda pela manhã. Os atendimentos seguem normalmente até o dia 16”, informou a Corregedoria-Geral de Justiça.
PUBLICIDADE
A situação gerou críticas pela falta de comunicação clara e pela condução da ação, que tinha como objetivo facilitar o acesso a documentos essenciais.