Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Fiscalização apreende 35 kg de frango impróprio para consumo em supermercado de Manaus

De acordo com os órgãos responsáveis, o estabelecimento foi autuado e deverá responder a Processo Administrativo Sanitário.

Por Beatriz Silveira

15/12/2025 às 17:11 - Atualizado em 15/12/2025 às 17:18

Notíciais de Manaus – Uma fiscalização realizada nesta segunda-feira (15) em um supermercado da zona oeste de Manaus identificou cerca de 35 quilos de carnes de frango inadequadas para comercialização. Entre os itens encontrados estavam peças inteiras, cortes de filé de peito e filés empanados. A irregularidade foi constatada durante uma ação voltada à segurança sanitária de bebidas alcoólicas, mas que também recebeu denúncia relacionada aos alimentos.

PUBLICIDADE

A vistoria faz parte da operação “Zero Metanol”, conduzida pela Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A iniciativa contou com apoio do Procon municipal, da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Consumidor (Decon) e da Guarda Municipal.

Leia também: Defesa de Bolsonaro reitera pedido por cirurgia e prisão domiciliar

De acordo com os órgãos responsáveis, o estabelecimento foi autuado e deverá responder a Processo Administrativo Sanitário. A penalidade pode incluir multa que varia de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM). O valor unitário atual da UFM é de R$ 145,37, conforme informado na ocorrência.

Após a constatação, os produtos irregulares foram retirados dos expositores e inutilizados no próprio supermercado com uso de água sanitária e sabão, medida adotada para impedir que voltassem a ser disponibilizados ao consumidor.

Segundo o gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus, Ricardo Celestino, as bebidas alcoólicas inspecionadas estavam dentro dos padrões exigidos, com lacres preservados, certificação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e informações completas nos rótulos. No entanto, durante a fiscalização, uma consumidora realizou uma denúncia, o que levou a equipe até a seção de congelados.

No local, os fiscais constataram que havia carnes de frango em processo de descongelamento, o que as tornaria impróprias para consumo. A ocorrência foi registrada e o procedimento administrativo será conduzido pelos órgãos competentes, conforme prevê a legislação sanitária.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Mundo

Brasil nega vistos a oficiais dos EUA após tentativa de questionar sistema eleitoral

Itamaraty impediu a entrada de dois representantes do governo dos Estados Unidos após identificar, segundo o governo brasileiro.

há 12 minutos

Brasil

Flávio Bolsonaro diz que pai é vítima da “maior farsa” do Brasil ao lançar candidatura à Presidência

Durante convenção nacional do PL, senador oficializou candidatura ao Palácio do Planalto e defendeu Jair Bolsonaro.

há 30 minutos

Brasil

Homem filmado se masturbando atrás de mulher em academia de condomínio é preso

Suspeito de 21 anos foi localizado escondido em uma casa em construção e responderá por importunação sexual.

há 48 minutos

Polícia

PM preso por suspeita de envolvimento na morte de investigador acusa Polícia Civil de plantar drogas em veículo em Manaus

Cabo da PM gravou áudio chorando, negando participação no crime e afirmando que entorpecentes foram colocados em sua picape.

há 49 minutos

Manaus

Má-fé ou sensacionalismo? Alessandra Campelo acusou Kamila Fernanda de sequestro e associação criminosa, mas MP não deu prosseguimento a denúncia

Denúncia apresentada pelo MP afasta crimes mais graves inicialmente investigados pela Polícia Civil.

há 1 hora