A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Manaus

Gaeco bloqueia R$ 10 milhões de quadrilha envolvida com tráfico e lavagem de dinheiro em Manaus

MPAM realiza operação que desarticula organização criminosa envolvida em lavagem de dinheiro através de empresas.

Por Marcia Jornalist

05/08/2025 às 10:03 - Atualizado em 05/08/2025 às 10:15

Notícias de Manaus – Uma operação de grande escala foi deflagrada em Manaus na manhã desta terça-feira (5) e resultou no bloqueio de 18 imóveis e no sequestro de mais de R$ 10 milhões em contas bancárias de suspeitos ligados a uma organização criminosa envolvida com o tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro. A ação marca um novo avanço no combate às estruturas financeiras do crime organizado no Amazonas.

De acordo com a promotora de Justiça Priscila Carvalho, responsável pela investigação, a Justiça autorizou mandados de busca e apreensão e o bloqueio dos bens devido à evidência de lavagem de capitais.

PUBLICIDADE

“A organização utiliza o tráfico interestadual para arrecadar os capitais e a lavagem de capitais, ou seja, o branqueamento, ele é feito por intermédio de empresas e de terceiras pessoas físicas também, Para que esse dinheiro seja tido como lícito. Esse é o papel das outras pessoas que participam da lavagem de capitais”, disse.

“Conseguimos uma decisão judicial para o sequestro dos bens e valores em razão da lavagem de capitais. A organização movimentava recursos por meio de terceiros e empresas para tentar dar uma aparência lícita ao dinheiro do tráfico”, afirmou a promotora durante coletiva de imprensa.

A investigação, que está em fase inicial, revelou que o grupo criminoso operava com uma rede complexa de movimentações financeiras ilegais por meio de empresas de fachada e “laranjas”, com o objetivo de legalizar o lucro do tráfico de entorpecentes.

A organização utiliza o tráfico interestadual para arrecadar os capitais e a lavagem de capitais, ou seja, o branqueamento, ele é feito por intermédio de empresas e de terceiras pessoas físicas também, Para que esse dinheiro seja tido como lícito. Esse é o papel das outras pessoas que participam da lavagem de capitais“, ressalta.

PUBLICIDADE

Grupo envolvido em tráfico interestadual de drogas é alvo de operação do Gaeco em Manaus

Posted by AM POST on Tuesday, August 5, 2025

O esquema tem ramificações em outros estados, como São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Norte, indicando a dimensão nacional da quadrilha. Até o momento, 11 pessoas foram denunciadas, entre empresários e indivíduos ligados diretamente ao esquema. Por estar sob segredo de Justiça, os nomes dos envolvidos não foram divulgados e a promotora destacou que cabe ao Judiciário decidir sobre condenações ou absolvições.

Apesar da gravidade dos crimes, nenhuma prisão preventiva foi solicitada até o momento, mas a promotora alertou que essa possibilidade segue em aberto à medida que a investigação evolui.

LEIA MAIS: MPAM deflagra operação em Manaus contra quadrilha de tráfico interestadual

O bloqueio de bens é uma forma de enfraquecer financeiramente essas organizações criminosas e evitar que se beneficiem de recursos obtidos de forma ilegal”, acrescentou Priscila Carvalho.

A operação foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), vinculado ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), com apoio das forças de segurança estaduais e federais. A ação reforça o compromisso das instituições no enfrentamento ao narcotráfico e à criminalidade financeira no Brasil.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Manaus

Amazonas Fan Fest reúne torcedores no Largo de São Sebastião para Brasil x Escócia

Evento gratuito contará com shows, DJ e transmissão ao vivo da partida decisiva da Seleção Brasileira.

há 5 horas

Manaus

Superaquecimento de ar-condicionado provoca princípio de incêndio em residência na zona norte de Manaus

Moradores conseguiram deixar o imóvel a tempo e o fogo foi controlado antes de atingir outras áreas da residência.

há 5 horas

Desaparecidos

Polícia Civil divulga imagens de quatro crianças e adolescentes desaparecidos em Manaus

Casos foram registrados em diferentes regiões da cidade e mobilizam investigações da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente.

há 6 horas

Amazonas

Projeto Água Boa oferece água potável gratuita para moradores e turistas em Parintins

Estrutura da Defesa Civil garante até 5 mil litros de água por dia durante o festival na Ilha Tupinambarana.

há 6 horas

Amazonas

Troca de alimentos por pulseiras da Festa dos Visitantes movimenta Parintins

Acesso ao evento será garantido mediante entrega de alimentos não perecíveis até o dia 25 de junho.

há 6 horas