Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Grávidas a partir de 28 semanas devem se vacinar contra VSR em Manaus; saiba onde se imunizar

Imunização já está disponível em 148 unidades de saúde e evita bronquiolite e internações.

Por Natan AMPOST

09/01/2026 às 06:00

Notícias de Manaus – Grávidas a partir da 28ª semana de gestação devem procurar uma unidade de saúde da Prefeitura de Manaus para receber a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A vacina começou a ser ofertada no Calendário Nacional de Vacinação em dezembro do ano passado, com o principal objetivo de prevenir as formas graves de doenças do trato respiratório que estão associadas ao VSR, como a bronquiolite, em crianças menores de seis meses de idade.

Em Manaus, a imunização, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está disponível em 148 Unidades de Saúde. A técnica responsável pelo Pré-Natal na Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, enfermeira Gerda Costa, explica que a vacina induz a produção de anticorpos contra a doença causada pelo vírus sincicial, o que leva à transferência placentária dos anticorpos ao feto.

PUBLICIDADE

“Os anticorpos produzidos a partir da vacina atravessam a barreira placentária e são transmitidos à criança, garantindo proteção nos primeiros meses de vida”, destaca.

Conforme dados do Ministério da Saúde, o vírus Sincicial Respiratório é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em menores de dois anos, sendo que a vacina confere proteção imediata ao recém-nascido e deve reduzir a necessidade de hospitalização por doenças respiratórias.

Leia também: Cinco direitos fundamentais das mulheres grávidas no Brasil

Gerda Costa explica que as gestantes que realizam o pré-natal na rede pública e na rede privada podem procurar a vacinação, em uma das Unidades de Saúde da Semsa, apresentando a comprovação de idade gestacional.

PUBLICIDADE

“Pode ser a caderneta da gestante, exame de ultrassom ou encaminhamento e relatório médico que indique a idade gestacional a partir de 28 semanas, cerca de sete meses de gravidez. E é importante lembrar que uma criança recém-nascida acometida com bronquiolite tem chances reais de evoluir para o óbito, já que o sistema imunológico ainda está em evolução”, alerta.

Além da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório, o Calendário Nacional de Vacinação recomenda a atualização vacinal das gestantes com imunizantes contra outras doenças, prevenindo complicações durante a gravidez e reforçando a imunidade dos recém-nascidos.

Gerda Costa explica que, em cada gestação, a mulher deve receber a vacina contra influenza, covid-19, difteria, tétano e coqueluche (dTpa) e Vírus Sincicial, e também deve ser feita a atualização vacinal para hepatite B e da vacina dT (difteria e tétano), quando necessário.

“A imunização é uma estratégia para proteger a saúde da mulher e do recém-nascido contra doenças que podem potencializar o risco de mortalidade materna, fetal e infantil. Uma recomendação é que as gestantes iniciem o pré-natal o mais cedo possível nas unidades de saúde, quando é realizada a avaliação da situação vacinal”, orienta Gerda Costa.

Até o momento, a Semsa já registrou a aplicação de 2.413 doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). A relação de locais, com endereços e horários de atendimento para a imunização, pode ser consultada on-line pelo link https://bit.ly/44pYdLU.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Polícia

Manacapuru tem maior taxa de mortes violentas entre grandes cidades do Amazonas, aponta Anuário

Município registrou 25,1 Mortes Violentas Intencionais por 100 mil habitantes, acima de Manaus, Itacoatiara e Parintins.

há 2 horas

Brasil

Homem é preso após invadir casa da ex, agredi-la e matar cadela da família

Segundo a polícia, ele não aceitava o fim do relacionamento.

há 2 horas

Manaus

Faixa Liberada leva esporte e lazer ao Monte das Oliveiras neste sábado (25), em Manaus

Programação gratuita será realizada ao lado do campo Braga Mendes e também atenderá moradores da Colônia Terra Nova, Rio Piorini, igarapé do Passarinho e áreas próximas.

há 2 horas

Manaus

Concurso Semef Manaus oferece salário de R$ 27 mil; veja vagas e inscrições

Prefeitura publicou edital com 20 vagas imediatas para auditor fiscal, além de cadastro reserva.

há 3 horas

Manaus

Falta de energia em Manaus: quatro bairros terão desligamento nesta sexta-feira (24)

Manutenção programada na rede elétrica vai interromper temporariamente o fornecimento em áreas do Tarumã, Flores, Parque Dez de Novembro e Bairro da Paz.

há 3 horas