Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Greve dos rodoviários em Manaus segue sem prazo para terminar

A paralisação foi iniciada após decisão da Justiça autorizar a suspensão parcial das atividades.

Por Beatriz Silveira

15/04/2025 às 17:27

Notícias de Manaus –A greve dos trabalhadores do transporte coletivo de Manaus segue sem previsão de encerramento. A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Rodoviários, Givancir Oliveira, nesta terça-feira (15). Entre as principais demandas da categoria estão o reajuste salarial de 12%, a manutenção dos cobradores nos coletivos e a inclusão de cesta básica no pacote de benefícios.

PUBLICIDADE

A paralisação foi iniciada após decisão da Justiça autorizar a suspensão parcial das atividades. A proposta apresentada pela Prefeitura de Manaus, que previa a retirada gradual de 33% dos cobradores ainda em 2024, foi rejeitada pelos trabalhadores.

Segundo Givancir, o movimento grevista deverá se intensificar nos próximos dias. “Amanhã vamos paralisar 50% da frota, conforme autorizado judicialmente. Nos horários de pico, manteremos 70%. A greve continua até que haja uma resposta concreta às nossas reivindicações”, afirmou o sindicalista.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram) declarou que as negociações estão em andamento e que há diálogo com a Prefeitura e o Ministério Público do Estado sobre a modernização do sistema de bilhetagem, que pode eliminar a função de cobrador. O reajuste salarial também está sendo debatido.

A Justiça determinou que, para minimizar os impactos à população, ao menos 70% da frota de ônibus deve operar entre 6h e 9h, e entre 17h e 20h. Nos demais horários, 50% dos veículos devem permanecer circulando. O descumprimento da decisão pode resultar em multa de R$ 60 mil por hora. Também está proibido o bloqueio das garagens, e qualquer manifestação deve ocorrer a pelo menos 150 metros dos terminais de ônibus.

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Amazonas

MP investiga falhas no atendimento a crianças Yanomami com desnutrição grave no Amazonas

Inquérito apura possível omissão no acompanhamento nutricional e assistencial de crianças indígenas em Santa Isabel do Rio Negro entre 2025 e 2026.

há 7 horas

Brasil

Apostador acerta Mega-Sena sozinho e leva prêmio de R$ 43 milhões com jogo simples

Bilhete premiado foi registrado em Divinópolis, Minas Gerais, com uma aposta de apenas seis números no Concurso 3.029.

há 7 horas

Manaus

‘Roubo aos amazonenses’: Ream é cobrada a explicar por que não reduziu preço da gasolina após queda do petróleo

Levantamento sustenta que os reajustes foram repassados rapidamente durante a alta do petróleo, mas não acompanharam a queda do mercado internacional após o fim do conflito.

há 7 horas

Amazonas

Trabalhadores da construção civil ameaçam greve geral no Amazonas

Sintracomec afirma que categoria pode paralisar atividades caso empresas não cheguem a acordo sobre reajuste salarial, horas extras e benefícios previstos na Convenção Coletiva de Trabalho.

há 7 horas

Polícia

Idoso é sequestrado, trancado em porta-malas e espancado antes de ser abandonado no Amazonas

Homem de 70 anos foi encontrado ferido e desorientado no Cacau Pirera, em Iranduba.

há 8 horas