Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Investigação é aberta pelo MP-AM contra rede de supermercados Baratão da Carne em Manaus

Segundo o MP-AM, há suspeitas de irregularidades no funcionamento da unidade de beneficiamento de carnes e produtos cárneos da empresa.

Por Natan AMPOST

17/11/2023 às 11:47 - Atualizado em 17/11/2023 às 14:50

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) abriu uma investigação contra a rede de supermercados Baratão da Carne, que pertence ao empresário Edilson Rufino, para apurar suspeitas de irregularidades no funcionamento da unidade de beneficiamento de carnes e produtos cárneos da empresa. A ação foi iniciada pela promotora Sheila Andrade dos Santos, da 51ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa do Consumidor, que determinou a abertura do procedimento administrativo N° 09.2023.00000946-6 para apurar a eventual irregularidade.

A abertura do procedimento administrativo pelo MP-AM leva em consideração a proteção do Código de Defesa do Consumidor. Conforme documento do órgão, o intuito é garantir o direito à informação e combater práticas comerciais desleais, como a publicidade enganosa. A investigação visa apurar se o Baratão da Carne está cometendo tais infrações.

PUBLICIDADE

A investigação é de extrema importância para a sociedade amazonense e para todos os consumidores que frequentam o Baratão da Carne. A fiscalização e regulamentação adequada do comércio de alimentos são essenciais para garantir a saúde e a segurança alimentar de todos. Todos os estabelecimentos comerciais, especialmente aqueles que lidam com produtos perecíveis, devem cumprir as normas estabelecidas pelos órgãos competentes.

 

O foco da investigação são as possíveis irregularidades no funcionamento da unidade de beneficiamento de carnes e produtos cárneos do Baratão da Carne. A empresa, que pertence ao empresário Edilson Rufino, está sendo avaliada quanto ao cumprimento das normas sanitárias e de segurança alimentar.

Para conduzir a investigação, o servidor Henrique Castro Miranda foi designado pelo MP-AM. Ele será responsável por comandar os trabalhos e colher as informações necessárias para a apuração dos fatos.

A reportagem do Portal AM POST procurou a rede de supermercados Baratão da Carne, por meio de sua assessoria, pediu um posicionamento sobre o caso e a empresa afirmou que acredita que será comprovada a sua idoneidade no final do processo.

PUBLICIDADE

O Baratão da Carne cumpre e sempre cumpriu com todas as normas de saúde e segurança, bem como as de defesa do consumidor, o inquérito nada mais é que uma investigação de uma denúncia, ‘conjecturas’, temos certeza que ao final do inquérito vai ser comprovada a idoneidade da empresa, bem como o respeito às leis e aos consumidores”, disse a empresa em nota enviada ao AM POST.

Caso sejam comprovadas as irregularidades no Baratão da Carne, a empresa poderá sofrer sanções legais e administrativas. Além disso, o MP-AM pode requerer medidas corretivas e reparatórias para garantir a segurança e a proteção dos consumidores que frequentam o estabelecimento.

Ostentação

Edilson Rufino, dono do Baratão da Carne, ganhou destaque na mídia local, no final do ano passado, por conta de sua extravagante festa de aniversário de 50 anos. O empresário gastou mais de R$ 1 milhão na comemoração, que contou com a presença do renomado cantor Wesley Safadão.

Redação AM POST*

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Manaus

Motociclista fica gravemente ferido após colisão em frente ao Manauara Shopping em Manaus

Segundo testemunhas, o jovem trafegava na contramão quando bateu em um carro.

há 3 horas

Brasil

STJ permitiu “agiotas trabalhar”? Entenda as regras para empréstimos com juros entre pessoas físicas

Decisões do Superior Tribunal de Justiça esclarecem que cobrar juros em empréstimos particulares não é crime por si só.

há 4 horas

Brasil

Bebê de 10 meses morre após abuso sexual em Fortaleza e homens são presos em flagrante

Criança foi levada ao hospital pela mãe, mas não resistiu aos ferimentos.

há 4 horas

Brasil

Senado aprova MP do Frete; veja o que muda para caminhoneiros e transportadoras

Texto mantém o piso mínimo do frete, endurece punições para quem descumprir a regra e segue para sanção do presidente Lula.

há 4 horas