Joana Darc deixa o comando da Secretaria de Proteção Animal e retorna à Aleam
A saída da deputada encerra um período de pouco mais de um mês à frente da pasta.
- Foto: Divulgação/Secom
Notícias de Manaus – A deputada estadual licenciada Joana Darc (União Brasil) deixou oficialmente a Secretaria de Proteção Animal do Amazonas (Sepet), conforme publicação no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (17). A saída encerra um período de pouco mais de um mês à frente da pasta e ocorre justamente no momento em que a parlamentar corre para reassumir sua cadeira na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A exoneração havia sido registrada no DOE de sexta-feira (14), mas com validade somente a partir da segunda-feira subsequente.
O retorno de Joana provoca um efeito dominó nas casas legislativas. A deputada Professora Jacqueline, que estava ocupando sua vaga na Aleam, volta à Câmara Municipal de Manaus (CMM). Já o vereador Amauri Gomes, que assumira temporariamente a cadeira de Jacqueline, deixa a CMM.
PUBLICIDADE
Durante sua curta passagem pela Sepet, Joana Darc concentrou esforços em reorganizar a estrutura interna e impulsionar políticas voltadas ao bem-estar animal. Em nota, sua assessoria destacou que a principal entrega do período foi a inauguração do primeiro hospital público veterinário do Amazonas, além de ações de fiscalização, resgate e articulação institucional com prefeituras e organizações de proteção animal. De volta ao Legislativo, a deputada pretende ampliar discussões sobre o tema e pressionar pela implementação de políticas permanentes no Estado.
Leia também: Motoristas envolvidos em acidente que matou 2 pessoas responderão por homicídio doloso em Manaus
Joana foi anunciada para o comando da Sepet pelo governador Wilson Lima em 30 de setembro e tomou posse oficialmente em 9 de outubro. Antes disso, a pasta era liderada pela publicitária Leda Maia, que permaneceu como secretária executiva de Proteção Animal mesmo após a mudança.
O decreto também nomeia Edgar Duarte Nogueira, secretário executivo da Sepet, para responder interinamente pela pasta na ausência de Joana Darc.
PUBLICIDADE
Retorno à Sepet
A movimentação acontece no momento mais estratégico do ano: a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, que prevê R$ 640,1 milhões em emendas parlamentares impositivas, valores que precisam ser indicados pelos deputados estaduais.
De volta ao plenário, Joana Darc destacou que seguirá atuando na defesa da causa animal e retornará para a Sepet em breve. “A gente pode fazer os encaminhamentos do ano que vem porque afinal eu sou uma deputada licenciada. Então, retorno em breve para a Sepet para cumprir a missão que o governador Wilson Lima me delegou para a causa animal, mas preciso também preparar as nossas demandas e os nossos projetos de lei para o ano seguinte”, disse.
A parlamentar também destacou que ficará à frente da Sepet até abril, deixando o Executivo para os preparativos do seu mandato, que representa os animais, protetores e médicos veterinários no Amazonas. Darc é a única parlamentar que levanta a bandeira da causa animal na Aleam.
“Não ficarei o ano todo na secretária por conta da desincompatibilização. Então, eu preciso preparar o nosso mandato que representa a causa animal, que representa também outras causas, para o próximo ano”, continuou a parlamentar.
Ao final do discurso, na Tribuna da Aleam, a deputada agradeceu ao governador do Amazonas pelo trabalho realizado e salientou que outras entregas virão para os animais do estado.
“Agradeço a confiança do governador Wilson Lima de ter me dado essa oportunidade, de confiar no nosso trabalho, e em breve a gente vai ter muitas entregas efetivas para a causa animal, e eu estarei ao lado dele fazendo todas essas entregas”, finalizou Joana.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos








