Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mães de autistas reclamam de problema no aplicativo Sasi para tirar Ciptea em Manaus

Sejusc relata instabilidade no cadastro de novos usuários.

Por Natan AMPOST

11/01/2024 às 16:01 - Atualizado em 11/01/2024 às 16:06

  • Usuários do aplicativo Sasi, usado para cadastro da carteira de identificação de pessoas com autismo (Ciptea), relatam dificuldades técnicas, especialmente na anexação de documentos essenciais.
  • As mães de autistas também reclamam da falta de suporte adequado nas unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) em Manaus ao buscarem auxílio para resolver problemas com o aplicativo.
  • Embora a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejusc) reconheça uma instabilidade recente no aplicativo, mães afirmam que os problemas persistem desde dezembro de 2023.

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

Recentemente, alguns usuários do aplicativo Sasi, destinado ao cadastro para obtenção da carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), entraram em contato com o Portal AM POST. Eles alegam estar enfrentando dificuldades para realizar o cadastramento, o que tem gerado frustração e descontentamento entre as mães de autistas no Amazonas. Essa carteira garante aos autistas prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, como saúde, educação e assistência social.

PUBLICIDADE

Para solicitar a carteira de identificação para autistas, é necessário baixar o aplicativo Sasi, disponível para Android e IOS. No entanto, segundo as denúncias das mães, o aplicativo tem apresentado problemas para a adição de anexos necessários no momento do cadastramento. Esses anexos são cruciais para comprovar a condição do autista e, sem eles, o cadastro é considerado incompleto e reprovado.

Além do problema do aplicativo, as mães também relatam dificuldades em obter soluções em unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) em Manaus. Ao recorrerem a essas unidades em busca de auxílio para resolver as questões relacionadas ao aplicativo Sasi, elas se deparam com falta de suporte adequado, o que agrava a situação.

A reportagem do Portal AM POST procurou a Secretaria de Estado e Justiça e Direitos Humanos (Sejusc) e cobrou um posicionamento sobre a situação. Em nota, a pasta afirma que o aplicativo apresentou hoje (11) instabilidade e uma equipe técnica está trabalhando para solucionar o problema.

A Secretaria de Estado e Justiça e Direitos Humanos (Sejusc) informa que o aplicativo SASI apresentou uma instabilidade no cadastro de novos usuários na tarde desta quinta-feira (11/01). A equipe técnica está trabalhando para solucionar o problema, que está atingindo aparelhos aleatórios“, diz nota.

Porém, algumas mães relatam que o problema não é recente e tem pessoas que estão tentando desde dezembro de 2023.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Esporte

Vale vaga na final! Amazonas e Manauara fazem duelo decisivo pelo Amazonense Sub-20

Clássico desta sexta-feira (31), no Carlos Zamith, define o último finalista do estadual e o classificado para a Copa do Brasil Sub-20.

há 5 minutos

Ocorrência policial

Suspeita de bomba em posto de combustíveis mobiliza esquadrão antibombas na BR-316

Objetos com características semelhantes a artefatos explosivos foram encontrados por um funcionário. Área foi isolada e equipes especializadas foram acionadas para avaliar o material.

há 26 minutos

Polícia

Grávida é enforcada e ameaçada de morte pelo ex em Manaus

Suspeito de 26 anos foi localizado pela Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher após agredir a ex-companheira, que espera o segundo filho do casal.

há 40 minutos

Amazonas

Pesquisa revela cidade milenar perdida entre o Amazonas e Acre que pode ter abrigado três milhões de pesssoas

Estudo publicado na revista Nature confirma que geoglifos no Acre e Amazonas pertencem à ‘Civilização Aquiry’, sociedade complexa que moldou a floresta há quase 2 mil anos.

há 55 minutos

Polícia

Polícia divulga rosto de assaltante que aterrorizou ônibus da linha 515 em Manaus

PC/AM divulgou imagens do suspeito e pede ajuda da população para identificá-lo.

há 1 hora