Manaus

Mais de 500 pessoas são atendidas durante ação dermatológica na Zona Leste de Manaus

Além das consultas, a população também recebeu gratuitamente, a maior parte da medicação prescrita pelos dermatologistas.


Foto: Simone Carol/SES

Notícias de Manaus –  Neste sábado (18), a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), realizou, uma ação de intensificação de consultas e exames na área de dermatologia geral que atendeu mais de 500 pessoas. O atendimento aconteceu na sede do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte), localizado no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus.

Em 8 horas de ação, foram atendidas mais de 500 pessoas que apresentaram algum tipo de doença de pele (dermatose). A ação faz parte do programa Dermato Saúde Amazonas, que tem como objetivo principal realizar a busca ativa de casos de hanseníase e de outras doenças tropicais negligenciadas na área de dermatologia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Na busca ativa, a gente abre atendimento para população que não consiga chegar aos serviços de Saúde, faz a busca dessas doenças negligenciadas, mas também aproveita de atende casos de dermatologia geral”, explica a diretoria de Controle de Doenças e Epidemiologia da Fuham, Valderiza Pedrosa.

A dona de casa Karina Vitório trouxe o filho, Bryan, de 9 anos, para verificar a suspeita de esporotricose. Umas pequenas feridas na pele da criança e o aparecimento de lesões no couro do gato de estimação da família fizeram a família levá-la a uma Unidade Básica de Saúde. Na UBS, o clínico encaminhou para o atendimento especializado em dermatologia. A ação deste sábado coincidiu com a necessidade de atendimento do pequeno paciente.

“Ele foi atendido e tivemos o diagnóstico preciso de que ele não está com a doença. Tenho muito a agradecer a esse mutirão. Agora, ele vai começar o tratamento correto”, afirmou a mãe do menino que é portador do transtorno do espectro autista em nível leve.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foto: Simone Carol/SES

Além das consultas, a população também recebeu gratuitamente, a maior parte da medicação prescrita pelos dermatologistas. Também foram realizados testes rápidos de HIV e sífilis para pessoas que aproveitaram a disponibilidade do serviço pela equipe da Fuham. Uma sala de vacinação contra gripe influenza e outras doenças também ficou à disposição da população.

Redação AM POST* 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE