Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Manaus compõe cartilha nacional de Boas Práticas sobre centros urbanos em reabilitação

A cartilha compartilha boas práticas, apresenta o desenvolvimento dos planos de cada capital, aponta cases de sucesso e os desafios.

Por Natan AMPOST

11/02/2025 às 15:09 - Atualizado em 11/02/2025 às 15:14

Integrando a Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), está presente na Cartilha de Boas Práticas – Volume 1, lançado pelo grupo que envolve nove capitais do Brasil, onde ocorrem, em diferentes períodos de tempo, a reabilitação das áreas centrais.

A cartilha compartilha boas práticas, apresenta o desenvolvimento dos planos de cada capital, aponta cases de sucesso e os desafios da requalificação dos territórios urbanos de Manaus (AM), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Salvador (BA), São Luís (MA), Campo Grande (MS) e Porto Alegre (RS).

PUBLICIDADE

O documento é resultado do trabalho de gestores, técnicos e todas as equipes interessadas na transformação dos centros urbanos em espaços mais inclusivos, sustentáveis, economicamente dinâmicos e com uso renovado, sendo uma ação colaborativa e de compromisso das cidades que integram a rede brasileira, levando em conta suas particularidades culturais e urbanísticas.

A cooperação entre as capitais, representantes legislativos e técnicos municipais reforça o compromisso do grupo com uma agenda urbana que valoriza o patrimônio histórico, o pertencimento das populações, incentiva a inclusão social e promove o crescimento de negócios e da economia.

De Manaus, a experiência incluída é o programa “Nosso Centro”, que abrange uma área total de mais de 11 mil quilômetros quadrados, lançado pelo prefeito David Almeida em 2021, cuja primeira etapa foi iniciada e inaugurada, contando com quatro grandes obras de reuso na revitalização do centro histórico, a partir da avenida 7 de Setembro, às margens do rio Negro: mirante Lúcia Almeida, largo de São Vicente, píer turístico Manaus 355 e casarão Thiago de Mello.

Para o diretor de Planejamento Urbano do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, a cartilha apresenta como as capitais estão atuando nos seus centros urbanos, desde a governança participativa, passando pelo desenvolvimento e até o crescimento econômico. “Cada cidade apresenta como ocorre sua reabilitação, ao longo do tempo, em diversos momentos distintos e com suas especificidades. Em Manaus, temos o ‘Nosso Centro’, cuja primeira etapa foi concluída e avança para as etapas seguintes, com os próximos projetos e ações. A cartilha traz uma compilação das informações referentes ao desenvolvimento, tanto das atividades quanto dos programas de revitalização que estão acontecendo no Brasil. E é uma grata surpresa estarmos inseridos e sabermos que estamos no caminho certo”, comentou.

PUBLICIDADE

No documento estão apresentados os eixos de atuação das capitais conforme o acordo de cooperação assinado entre elas e seus gestores, facilitando a identificação das práticas relevantes e que podem servir de referência para outras cidades em busca de projetos inovadores, atuando para criar centros urbanos mais vivos, acessíveis, resilientes e cheios de história. Ela deve servir como um guia, além de representar um marco importante nacional que pode inspirar e orientar iniciativas em outros municípios brasileiros.

Tempo

Pedro Paulo adianta que não é uma jornada fácil revitalizar uma área central desgastada, degradada e abandonada ao longo de décadas e que a escala de tempo é diferente para cada centro urbano. “Muita gente acredita que pode acontecer em um ano, dois anos, mas isso não é real. Um plano de revitalização de áreas centrais acontece entre períodos de cinco anos, dez anos, 20 anos. Até porque, se precisa de muito investimento para reabilitar áreas degradadas e abandonadas, e não só investimento de recursos financeiros, mas também de pessoal, invertendo a lógica de como funciona o território”, disse o arquiteto e urbanista.

No caso de Manaus, o “Nosso Centro” tem entre seus eixos o “Mais Vida”, que é levar pessoas e frequentadores ao território, seja com visitação, como já acontece nos espaços entregues, seja com moradia, que é uma meta da segunda e terceira etapas do programa municipal.

“São diversas experiências que estão ocorrendo e cada uma tem suas peculiaridades. E o ‘Nosso Centro’ visa exatamente isso, ser um programa a médio e longo prazos. Mas os resultados já estão aparecendo hoje, com a primeira etapa entregue. Além da experiência do fazer e construir, temos ainda as cooperações com órgãos como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Amazonas, que vai desde uma fiscalização compartilhada até apoio técnico referente a projetos. Um dos casos é o da reforma das três igrejas mais antigas e de maior relevância junto ao patrimônio – igrejas de São Sebastião, Nossa Senhora da Conceição (Matriz) e dos Remédios –, que estão sendo reformadas com recursos oriundos de emenda parlamentar”, afirmou.

A Cartilha de Boas Práticas é uma verdadeira bússola apontando os esforços, desafios e vitórias na reabilitação dos centros urbanos das capitais. Em Manaus, o programa incluído tem um forte apelo ao turismo, mas as iniciativas prezam pela melhoria da qualidade de vida dos moradores.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Brasil

Lista revelada: veja quem são os advogados e empresas na mira da operação bilionária do ICMS

Investigação aponta prejuízo superior a R$ 3,8 bilhões aos cofres públicos. Entre os alvos estão escritórios de advocacia, consultorias e empresários ligados a três grupos econômicos.

há 21 minutos

Polícia

Idoso de 73 anos morre após ser atropelado por motocicleta em Manaus

José de Oliveira Dias ficou gravemente ferido depois de ser atingido por uma motocicleta na zona Norte da capital. A vítima chegou a receber atendimento médico, mas morreu em decorrência dos ferimentos.

há 22 minutos

Manaus

Homem morre após uma semana internado depois de ser espancado com pauladas em Manaus

Vítima sofreu traumatismo craniano após ser agredida na Zona Leste da capital. Polícia Civil investiga autoria e motivação do crime.

há 28 minutos

Brasil

Luana Piovani diz que fuma maconha na frente dos filhos: “Fumo todo dia”

Atriz afirmou que nunca desenvolveu dependência e defendeu a naturalidade com que trata o assunto em Portugal, país onde vive atualmente.

há 51 minutos

Amazonas

Governador Roberto Cidade anuncia casa de acolhimento para pessoas em situação de rua no Centro de Manaus

Espaço será entregue até o fim de agosto e terá capacidade para atender mais de 50 pessoas por dia com banho, alimentação, descanso e assistência social.

há 1 hora