Manaus

Manaus é 1º lugar em transparência de gastos com a Covid-19

A capital do Amazonas foi a primeira a atingir a pontuação máxima (100 pontos) da escala do Índice de Transparência.


Redação AM POST

Manaus, que já tem sido destaque na eficiência dos gastos públicos para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, chegou nesta sexta-feira, 14/8, ao 1º lugar na nova avaliação da Open Knowledge Brasil. A capital do Amazonas foi a primeira a atingir a pontuação máxima (100 pontos) da escala do Índice de Transparência da Covid-19 (ITC-19), após aprimorar a publicação de informações sobre a capacidade de testagem, além de dados sobre disponibilidade de leitos.

Continua depois da Publicidade

O prefeito Arthur Virgílio Neto disse que o resultado é prova do sério trabalho que a prefeitura vem fazendo com as finanças públicas. “Na primeira avaliação não fomos tão bem, mas prezando pela transparência das nossas ações e em respeito ao cidadão, nos aprimoramos e melhoramos a acessibilidade dos dados referentes aos gastos em ações para enfrentamento à Covid-19”, afirmou. Essa não é a primeira vez que Manaus é destaque por sua nitidez de ações no cenário nacional em relação às ações de enfrentamento à Covid-19. Em duas pesquisas anteriores, Manaus também esteve entre as capitais com níveis excelentes em transparência.

O prefeito lembrou, ainda, que o município teve um papel exemplar durante os momentos mais duros da pandemia na capital. “Trabalhamos sério na tentativa incansável de salvar o maior número de vidas possível e tenho certeza que demos nosso melhor de todas as formas”, disse Virgílio.

Avaliação
O Índice de Transparência da Covid-19 é um indicador composto por três dimensões: conteúdo, granularidade e formato. Por sua vez, cada dimensão é constituída por subdimensões, que agregam um conjunto de aspectos avaliados separadamente.

Continua depois da Publicidade

Toda coleta dos dados avaliados pelo Índice se baseou em publicações periódicas de portais oficiais dos órgãos de saúde e controle municipais, estaduais e federal. O Índice é representado em uma escala de 0 a 100, em que 0 representa o ente menos transparente e 100, o mais transparente.

A Open Knowledge Brasil, também chamada de Rede pelo Conhecimento Livre, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária, que atua no país desde 2013. Desenvolve e incentiva o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos, realizando análises de políticas públicas e promovendo o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e participativa.

Continua depois da Publicidade

Acesse o resultado: https://transparenciacovid19.ok.org.br