Pesquisar por em AM POST

Manaus

Manaus é a metrópole brasileira que mais cresceu, aponta Censo 2022

A população da capital amazonense cresceu de 1,8 milhão, em 2010, para 2,06 milhões em 2022.

  • Por AM POST

  • 01/07/2023 às 21:02

  • Leitura em 1 minuto

O Censo 2022 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que Manaus é a metrópole brasileira que mais cresceu em população desde o último recenseamento, em 2010, ganhando em média 17 mil moradores por ano. A capital do Amazonas guarda uma característica interessante: concentra mais da metade da população do estado, contada pelo censo em 3,9 milhões de habilitantes.

Segundo o novo Censo, a população de Manaus cresceu de 1,8 milhão, em 2010, para 2,06 milhões em 2022. Foi a primeira cidade da Amazônia a bater a marca de 2 milhões de habitantes.

PUBLICIDADE

A taxa de crescimento da população no período (14,6%) foi mais que o dobro da média nacional (6,4%).

De acordo com o colunista Carlos Medeiro, do UOL, esse crescimento fez a capital do Amazonas viver uma disputa pelos terrenos ocupados irregularmente. Hoje cerca de 50 comunidades estão ameaçadas de despejo — elas foram mapeadas pela Campanha Despejo Zero.

O processo de favelização de Manaus já havia sido apontado em estudo da plataforma MapBiomas, que colocou a capital amazonense como a campeã no país em expansão de áreas com aglomerados subnormais (como o IBGE classifica favelas).

PUBLICIDADE

“Manaus é a metrópole mais ao ocidente do Brasil [oeste] e que concentra, do ponto de vista populacional, econômico e cultural, serviços na região. Invariavelmente isso vai repercutir na questão demográfica. É um resultado esperado.”, disse o doutor em geografia humana e professor da Universidade Federal do Amazonas, Marcos Castro de Lima ao UOL.

Redação AM POST*

PUBLICIDADE

Acompanhar as notícias de Manaus é essencial para quem deseja estar por dentro do que está acontecendo na cidade. Manaus é repleta de história e cultura. Nossa equipe está sempre nas ruas, trazendo as notícias de Manaus com a urgência e a precisão que os eventos da capital amazonense demandam.

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank