Manaus zera assaltos a ônibus em duas zonas e registra queda histórica da criminalidade
Dados mostram redução de mais de 80% nos assaltos ao transporte coletivo no início de 2026.

(Foto: divulgação)
Resumo
Zonas leste e oeste de Manaus zeram roubos a ônibus em 2026; redução geral ultrapassa 80%, aponta SSP-AM.
Notícias de Manaus – As zonas leste e oeste de Manaus não registraram nenhum caso de roubo ao transporte coletivo durante o primeiro bimestre de 2026. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas e apontam uma redução histórica nesse tipo de crime na capital.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
De acordo com o levantamento, entre janeiro e fevereiro deste ano foram registrados apenas 18 casos em toda a cidade, contra 94 ocorrências no mesmo período de 2025. A queda geral ultrapassa 80%. Quando comparado a 2021, ano em que foram contabilizados 319 roubos, a redução chega a mais de 94%.
Além das zonas leste e oeste, que zeraram os registros, outras regiões também apresentaram queda significativa. A zona centro-oeste/centro-sul teve redução de 91,9%, a zona norte registrou queda de 85,71% e a zona sul apresentou diminuição de 54,5%.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Vinícius Almeida, os números refletem o fortalecimento das ações integradas das forças de segurança no estado.
“O trabalho conjunto tem sido fundamental para garantir mais segurança à população, especialmente para quem utiliza o transporte coletivo diariamente”, destacou.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ações integradas impulsionam queda nos crimes
A redução está diretamente ligada à atuação do Núcleo de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo (Nurcc), coordenado pela Polícia Civil, além do reforço do policiamento ostensivo da Polícia Militar e uso de tecnologias como o programa RecuperaFone.
O comandante-geral da PM, Klinger Paiva, destacou que o aumento do efetivo e operações estratégicas contribuíram para inibir a ação de criminosos, especialmente em áreas de grande circulação.
Já o delegado Charles Araújo informou que, entre junho de 2024 e março de 2026, o núcleo desarticulou 24 grupos criminosos envolvidos nesse tipo de crime, resultando em 94 prisões e mais de 120 mandados cumpridos.
LEIA MAIS: Queda de avião militar deixa dezenas de mortos e feridos na Colômbia
A SSP-AM afirma que as ações serão mantidas para reduzir ainda mais os índices e ampliar a sensação de segurança para os usuários do transporte público.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos





