- Foto: Divulgação
Notícias de Manaus – O estado de abandono do Centro de Manaus, berço histórico e cultural da capital amazonense, foi tema central de uma audiência pública realizada nesta sexta-feira (13/6) na sede da Fieam, por iniciativa do vereador Coronel Rosses (PL). O evento contou com a presença do vice-prefeito de São Paulo, Mello Araújo (PL-SP), e da pré-candidata ao governo do Amazonas, Professora Maria do Carmo (PL).
Durante o encontro, foram debatidos os impactos sociais e econômicos da negligência com a região central da cidade, marcada por aumento da população em situação de rua, tráfico de drogas, prostituição, insegurança e a degradação do patrimônio histórico.
PUBLICIDADE
Maria do Carmo, mestre e doutora em Direito, criticou a falta de ações estruturantes e apresentou propostas para a reocupação e reurbanização da área. “Entrei na política para fazer a diferença. O que falta é vontade política de quem está no comando”, afirmou.
A pré-candidata também comparou a situação de Manaus à realidade da “cracolândia” em São Paulo, destacando que, embora o problema por aqui seja menor, há tempo de agir. Segundo ela, com base em dados da prefeitura, Manaus tem cerca de 1.600 pessoas em situação de rua, mas apenas uma casa de passagem com capacidade para 80 acolhimentos.
PUBLICIDADE
Maria ainda apontou a ausência de centros de reabilitação para dependentes químicos e defendeu a urgência de políticas de segurança e assistência social efetivas.
Ela também lembrou sua atuação no resgate da Santa Casa de Misericórdia, que será transformada em hospital universitário com atendimento pelo SUS.