Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Motorista alcoolizado e condutor sem habilitação compatível para dirigir veículo de carga são flagrados em fiscalização em Manaus

Ações do Detran-AM durante a Operação Segurança Presente reforçam fiscalização no trânsito e buscam reduzir acidentes fatais na capital amazonense.

Por Beatriz Silveira

08/05/2026 às 15:44 - Atualizado em 16/06/2026 às 16:03

fiscalização de trânsito em manaús

Foto: Divulgação

Resumo

A intensificação da Operação Segurança Presente, realizada pelo Detran-AM em Manaus, resultou no flagrante de um motorista dirigindo sob efeito de álcool e de outro conduzindo um veículo de carga sem a habilitação adequada. As ocorrências foram registradas durante fiscalizações na zona centro-sul da capital e fazem parte das ações voltadas à redução de acidentes e fortalecimento da segurança viária durante a campanha Maio Amarelo.

Notícias do Amazonas – O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) intensificou, na manhã desta sexta-feira (08), as ações da Operação Segurança Presente e registrou duas ocorrências envolvendo irregularidades graves no trânsito de Manaus. As abordagens aconteceram na avenida Umberto Calderaro, localizada no bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul da capital.

Durante a fiscalização, um dos motoristas abordados foi submetido ao teste de alcoolemia, que apontou o índice de 0,49 mg/L de álcool no organismo. O resultado configura crime de trânsito, conforme prevê a legislação brasileira. Após os procedimentos administrativos adotados pelas equipes de fiscalização, o veículo foi liberado para um condutor devidamente habilitado.

A Operação Segurança Presente é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e conta com a atuação integrada do Detran-AM, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Condutor dirigia veículo de carga sem habilitação compatível

Outra irregularidade identificada durante a operação envolveu um motorista que conduzia um veículo de carga sem possuir habilitação na categoria C, exigida para esse tipo de transporte. O caminhão possuía Peso Bruto Total (PBT) superior a 3.500 quilos, o que exige autorização específica para condução.

Leia também: Dupla envolvida na morte de ex-policial militar e amigo é presa em Manaus

Além da infração relacionada à habilitação, os agentes constataram que o tacógrafo — equipamento obrigatório em veículos de carga — estava inoperante e com o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) violado.

Após as autuações, o condutor foi apresentado pelas autoridades responsáveis.

Intensificação das ações busca reduzir acidentes fatais

Segundo o diretor-presidente do Detran-AM, Marcos Jânio Costa, o reforço nas fiscalizações atende a uma determinação do governador Roberto Cidade, dentro das ações voltadas à segurança pública e à preservação de vidas no trânsito.

O diretor também destacou que o estado está promovendo a campanha Maio Amarelo, que busca conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância do respeito às leis de trânsito e da direção responsável.

De acordo com o Detran-AM, em 2025 houve redução de 32% nos sinistros com vítimas fatais no Amazonas. Ainda assim, o órgão reforça que a participação da população é essencial para diminuir ainda mais os índices de acidentes graves.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Brasil

Carta de Bolsonaro publicada nas redes pode levar à revisão da prisão domiciliar

Mensagem divulgada por Flávio Bolsonaro levanta debate sobre possível descumprimento das medidas impostas pelo STF; pedido de revogação já foi apresentado ao ministro Alexandre de Moraes.

há 2 minutos

Brasil

Esposa quebra carro a marretadas e expõe calcinhas de suposta amante em via pública

Imagens mostram uma mulher quebrando um veículo com marretadas e exibindo peças íntimas que, segundo relatos nas redes sociais, seriam da suposta amante do marido.

há 10 minutos

Brasil

Prefeito suspeito de matar servidor a tiros por causa de terreno morre após problemas de saúde

Político estava internado na UTI em estado grave após sofrer complicações cardíacas; ele cumpria prisão preventiva por acusação de homicídio.

há 27 minutos

Amazonas

Nova eleição na Aleam deve acontecer em agosto após decisão do STF

Determinação do ministro Flávio Dino anula regra que manteve Adjuto Afonso na presidência e abre nova disputa pelo comando da Assembleia Legislativa do Amazonas.

há 35 minutos

Amazonas

STJ suspende liminar e libera retomada das obras da Ponte do Abial, em Tefé

A Ponte do Abial é considerada estratégica para mais de 15 mil moradores de Tefé.

há 43 minutos