O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Manaus

Motoristas de aplicativo registram denúncias no Procon-AM

Categoria reclama de exclusão imediata de apps e de falta de segurança.

Por Natan AMPOST

31/01/2020 às 16:27 - Atualizado em 31/01/2020 às 16:52

Redação AM POST*

Um grupo de motoristas de aplicativo esteve na manhã desta sexta-feira (31/01), na sede do Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM) para registrar demandas da categoria. Os profissionais participaram de reunião com o diretor-presidente do órgão, Jalil Fraxe, e relataram diversas situações que passam enquanto terceirizados dos apps de transporte privado urbano.

PUBLICIDADE

As demandas da categoria incluem principalmente dois aspectos: a exclusão dos motoristas sem direito de defesa e a segurança dos profissionais.

“Eles dizem que, se cancelam uma corrida, são excluídos automaticamente sem que seja informado o motivo do cancelamento. Quando uma pessoa pede uma corrida no app no nome de outra, o motorista não é obrigado a aceitar, até por razão de segurança. O aplicativo deve desenvolver soluções para que o consumidor possa pedir a corrida para terceiros de forma que o motorista seja informado logo que isso ocorra”, explica o titular do Procon-AM.

Os motoristas que estiveram na sede do órgão levaram registros de denúncia para preenchimento deles e de outros representantes da categoria. “Todos os motoristas e também profissionais de outros tipos de apps de serviços estão convidados a vir ao Procon-AM, assim como os consumidores”, destacou o diretor-presidente do órgão.

PUBLICIDADE

Cinco representantes da categoria participaram da reunião desta sexta-feira. Um deles foi o motorista Tiago Rodrigues, que reforçou a reclamação sobre a retirada de terceirizados do app sem investigação sobre as denúncias. “Viemos reivindicar algumas demandas em relação a bloqueio e desbloqueio de motoristas da plataforma, que é algo ainda sem resposta por parte do aplicativo”, afirmou.

A motorista Regina Viana acrescentou que as solicitações apresentadas repassadas por membros da categoria. “Eles pedem ajuda do Procon Amazonas porque muitos foram banidos e tiveram suas contas encerradas sem justificativa. Queremos entrar com uma ação coletiva para reivindicar nossos direitos”, acrescentou ela.

PUBLICIDADE

Próximos passos
O Procon-AM aguarda o preenchimento das fichas com as denúncias relatadas na reunião com os motoristas. O passo seguinte é encaminhar as reclamações ao setor de Fiscalização, que analisará cada caso e, se configuradas as infrações, fará as devidas autuações.

Acompanhar as notícias de Manaus é essencial para quem deseja estar por dentro do que está acontecendo na cidade. Manaus é repleta de história e cultura. Nossa equipe está sempre nas ruas, trazendo as notícias de Manaus com a urgência e a precisão que os eventos da capital amazonense demandam.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Amazonas

Festival de Parintins 2025 terá reforço de mais de 650 policiais militares

PMAM amplia esquema de segurança com ações terrestres, fluviais e aéreas durante os dias de festa na Ilha Tupinambarana.

há 21 minutos

Brasil

O que muda no Concurso Nacional Unificado 2? Veja os principais destaques

Serão ofertadas 3652 vagas para 36 órgãos órgãos públicos.

há 48 minutos

Manaus

Universitária é atropelada por motociclista em frente à UFAM

Acidente ocorreu na manhã desta terça-feira (17) e deixou estudante e motociclista feridos.

há 48 minutos

Brasil

Novo vídeo mostra homem que agrediu criança em festa junina sendo espancado por populares; assista

Ataque teria sido motivado por suposto bullying contra o filho do agressor.

há 58 minutos

Brasil

Veja vídeo: Macaco é resgatado extremamente bêbado após tomar cachaça de ‘trabalho de macumba’

Incidente inusitado gera preocupações sobre a saúde animal, após macaco ser flagrado consumindo álcool em oferenda.

há 1 hora