Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Ministério Público investiga vazamento de gás estireno em fábrica do Polo Industrial de Manaus

Inquérito apura possíveis danos ambientais e riscos à saúde pública após ocorrência registrada na indústria no último dia 15 de julho.

Por Beatriz Silveira

22/07/2026 às 19:45 - Atualizado em 22/07/2026 às 20:03

Notícias de Manaus – O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da 49ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico (Prodemaph), instaurou o Inquérito Civil nº 06.2026.00005936-8 para investigar os impactos ambientais e os possíveis riscos à saúde pública relacionados ao suposto vazamento de gás estireno na indústria Videolar-Innova S/A, Unidade IV.

O procedimento foi assinado pela promotora de Justiça Ana Cláudia Daou e teve origem em uma Notícia de Fato instaurada após relatos de forte odor provocado pelo vazamento, percebido em diferentes regiões de Manaus.

PUBLICIDADE

Quais riscos à saúde estão sendo investigados?

Segundo o Ministério Público, a exposição ao gás estireno pode provocar sintomas como:

  • Irritação nos olhos e no nariz;
  • Dores de cabeça;
  • Tontura;
  • Fadiga.

O inquérito busca verificar se houve risco concreto à população e quais impactos ambientais podem ter sido causados pelo incidente.

Quais informações foram solicitadas pelo MPAM?

Como parte das investigações, o Ministério Público determinou o envio de informações e documentos por órgãos ambientais responsáveis pela fiscalização.

Ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), foi solicitado, no prazo de 10 dias:

PUBLICIDADE

Leia também: URGENTE: Greve dos rodoviários chega ao fim em Manaus após acordo; salários serão pagos nesta quarta-feira

  • Documentação referente ao licenciamento ambiental da empresa;
  • Processo administrativo instaurado após o incidente;
  • Relatórios de fiscalização e monitoramento ambiental produzidos depois da ocorrência.

Já à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), o MPAM requisitou:

  • Informações sobre as medidas adotadas para apurar o caso;
  • Relatórios técnicos e documentos administrativos;
  • Avaliações que indiquem eventual dano ambiental ou risco à saúde pública.

O que acontece agora?

Com a instauração do inquérito civil, o Ministério Público irá analisar os documentos encaminhados pelos órgãos ambientais para verificar se houve irregularidades, identificar eventuais responsabilidades e definir as medidas cabíveis.

A investigação também deverá esclarecer a extensão dos possíveis impactos ambientais e os riscos causados à população após o incidente.

O suposto vazamento de gás estireno registrado em Manaus mobilizou órgãos ambientais e autoridades de fiscalização devido ao forte odor percebido em diferentes áreas da cidade. A instauração do inquérito pelo MPAM busca garantir transparência na apuração dos fatos e avaliar se houve impactos ao meio ambiente e à saúde da população.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Brasil

Justiça manda Virginia Fonseca remover publicidade de bets em até 48 horas

Decisão proíbe propagandas que prometam lucro garantido ou apresentem apostas como fonte de renda.

há 33 minutos

Polícia

Homem em situação de rua é morto a tiros no bairro Betânia na Zona Sul de Manaus

Polícia investiga a autoria e a motivação do homicídio.

há 55 minutos

Brasil

Governo Lula adia reação ao tarifaço dos EUA e evita retaliação antes das eleições

Palácio do Planalto avalia que resposta imediata à tarifa de 25% imposta pelos Estados Unidos pode ampliar a polarização durante a campanha.

há 56 minutos

Amazonas

Garimpos “fantasmas” e ouro de R$ 18,4 bilhões: MPF aciona ANM para frear lavagem de ouro ilegal na Amazônia

Ação civil pública afirma que permissões de garimpo estariam sendo usadas para dar aparência legal ao ouro extraído ilegalmente em terras indígenas.

há 2 horas

Política

STJ mantém tornozeleira eletrônica de Rosinaldo Bual e proibição de acesso à Câmara de Manaus

Ministro do STJ negou pedido do vereador para retirar monitoramento eletrônico e voltar a frequentar presencialmente a CMM.

há 2 horas