A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Manaus

Mulher denuncia máfia dos flanelinhas no centro de Manaus e vídeo viraliza: “vagabundos”

Muitas vezes, os motoristas se veem obrigados a pagar pelos “serviços” por medo de represálias contra os veículos.

Por Natan AMPOST

07/06/2025 às 21:15 - Atualizado em 08/06/2025 às 08:56

Notícias de Manaus – Um vídeo que circula nas redes sociais voltou a escancarar a ação da chamada “máfia dos flanelinhas” no Centro de Manaus. Nele, uma mulher denuncia a prática recorrente de extorsão praticada por guardadores de carros, que cobram valores abusivos de motoristas que estacionam em vias públicas — que, por lei, são gratuitas ou regulamentadas pelo sistema Zona Azul.

PUBLICIDADE

No desabafo gravado, a denunciante relata que os flanelinhas agem com total liberdade e imposição de taxas sem qualquer respaldo legal. “O centro está virando uma máfia de um bando de vagabundos. Você vai lá no centro, naquela balsa vermelha, amarela, eles já abordam o seu carro cobrando R$30. Só de estacionar lá na frente e eles perceberem que você vai entrar em alguma balsa, é R$30. Se você estiver com mercadoria, é mais R$10. Se forem duas, R$20. Você paga a Zona Azul e ainda é abordado pelo flanelinha”, relata.

Segundo ela, os flanelinhas impõem as cobranças sem permitir negociação ou pagamento digital. “Eles não aceitam pix, é só dinheiro em espécie”, diz.

Leia mais: Vereador pede ação policial contra máfia dos flanelinhas em show de Gustavo Lima, neste sábado em Manaus

A denúncia vem na esteira de críticas feitas pelo vereador Rodrigo Guedes (Progressistas), que há meses denuncia a atuação irregular desses indivíduos em diversos pontos de Manaus, especialmente em áreas de grande circulação, como a Arena da Amazônia, o Sambódromo, a Arena Amadeu Teixeira e o próprio Centro.

Guedes alerta que os motoristas, muitas vezes, se veem obrigados a pagar pelos “serviços” por medo de represálias ou danos aos veículos, já que alguns flanelinhas insinuam que a recusa ao pagamento pode acarretar problemas.

A legislação brasileira é clara: o uso de vias públicas para estacionamento é gratuito, salvo em áreas controladas pelo poder público, como o sistema Zona Azul. Qualquer cobrança fora desse contexto é considerada ilegal e passível de punição.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Aprovados no Concurso

David Reis comenta futuro dos aprovados no concurso da Câmara de Manaus

Presidente da Câmara afirmou que convocação ocorrerá em dezembro para aprovados sem pendências judiciais; tema foi levantado pelo vereador Rodrigo Guedes

há 7 minutos

Polícia

Vídeo mostra momento em que trabalhador é morto a facadas dentro de condomínio em Manaus; assista

Imagens também registram tentativa de intervenção de moradora antes do pedido de socorro.

há 22 minutos

Esporte

Amazonense Gigi Canuto se aproxima do UFC e desponta entre as promessas do MMA feminino

Lutadora de Manaus ganhou projeção internacional após participação no The Ultimate Fighter e segue em busca de uma vaga na principal organização de MMA do mundo

há 39 minutos

Polícia

Trabalhador é morto a facadas dentro de condomínio em Manaus e suspeito foge para área de mata

Caso é investigado como homicídio e polícia apura histórico do suspeito.

há 48 minutos

Beruri

Prefeito Emerson Melo acompanha obras e amplia pavimentação na zona rural de Beruri

Comunidade Bela Vista recebe segunda etapa da pavimentação e se torna a quinta localidade rural beneficiada pela gestão municipal

há 60 minutos