O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Manaus

Nasce Joaquim, primeiro filho da deputada Joana Darc

Ele chegou com uma alteração genética causada pela presença de um cromossomo 21 extra, chamado de cromossomo do amor.

  • Por AM POST

  • 04/03/2021 às 13:17

  • Leitura em dois minutos

Redação AM POST

Nasceu na manhã de hoje (03) o primeiro filho da deputada Joana Darc (PL) e do empresário Aldenor Lima. A criança recebeu o nome de Joaquim e veio ao mundo com uma dose extra de amor. Ele chegou com uma alteração genética causada pela presença de um cromossomo 21 extra, chamado de cromossomo do amor.

PUBLICIDADE

A parlamentar e seu filho passam bem. Emocionada, Joana encontrou dificuldade para descrever a combinação de sentimentos que vivencia neste momento tão especial.

“Hoje, peço licença para assumir um papel novo, para viver a maternidade e cuidar de quem mais precisa de mim. Eu, que já atuei como advogada, vereadora, deputada estadual e funcionária pública, agora vivencio este novo desafio: o de ser mãe do Joaquim”, declarou Joana, a deputada mãe.

Licença

PUBLICIDADE

Pela primeira vez na história da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas – ALEAM, uma parlamentar solicita o direito à licença maternidade. Mesmo com a licença-maternidade sendo um direito constitucional previsto no artigo 7° inciso XVII, da Constituição Federal (aplicável aos servidores públicos por força do disposto no art. 39, § 3º, da CF), que garante à empregada gestante o direito à licença-maternidade de 120 (cento e vinte) dias, sem prejuízo do emprego e do salário, Joana Darc precisou propor a regulamentação da licença-maternidade e paternidade na ALEAM, uma vez que o regimento interno da casa não especificava as diretrizes sobre o assunto.

O Projeto de Resolução Legislativa, apresentado por ela, prevê que as deputadas poderão obter licença-maternidade de até 120 (cento e vinte) dias, e os deputados, licença-paternidade de 5 (cinco) dias, sem perda do subsídio, vantagens e das prerrogativas parlamentares, como já previsto na Constituição Federal. O texto da deputada acrescenta que a licença-maternidade das parlamentares poderá ser prorrogada por mais 60 (sessenta) dias.

PUBLICIDADE

“Acontece que o parlamento sempre foi majoritariamente composto por homens e o reflexo disso é a inexistência dessa regulamentação”, apontou a deputada.

Joana Darc informou ainda que mesmo estando de licença, sempre que possível estará acompanhando as sessões de forma virtual e seu gabinete continuará atuando intensamente em defesa dos anseios da população.

PUBLICIDADE

“O nosso mandato não vai parar, a minha equipe vai continuar com as atividades do meu mandato, trabalhando para honrar todos os compromissos que assumiu desde a campanha eleitoral e que faz parte da minha visa”, garantiu.

* Com informações da assessoria de imprensa

Acompanhar as notícias de Manaus é essencial para quem deseja estar por dentro do que está acontecendo na cidade. Manaus é repleta de história e cultura. Nossa equipe está sempre nas ruas, trazendo as notícias de Manaus com a urgência e a precisão que os eventos da capital amazonense demandam.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
O AM Post apoia a causa autista

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias