Um total de 34 veículos que faziam serviços de transporte foi apreendido nesta quarta-feira (15), durante a “Operação Transporte Legal” em Manaus. A operação foi coordenada pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e abordou mais de 90 veículos na Av. Torquato Tapajós, no bairro Campo Sales, e Av. Margarita, no Conjunto Nova Cidade, na Zona Norte da capital.
O superintendente da SMTU, Audo Albuquerque, explicou que o principal objetivo da Operação é retirar de circulação os veículos clandestinos ou que estejam irregulares. “Conforme retiramos os irregulares das ruas contribuímos para o trabalho daquele operador que procurar estar legalizado”, afirmou.
PUBLICIDADE
Dos veículos apreendidos estão quatro vans escolares, 20 motocicletas, três micro-ônibus do transporte alternativo, quatro ônibus do fretamento e três kombis que faziam lotação. No caso das motocicletas e das kombis, todas estavam realizando o serviço clandestino de mototáxi e lotação, respectivamente. A apreensão dos veículos do fretamento escolar e alternativo ocorreu por problemas no cadastro junto a SMTU.
A multa aplicada para o transporte de passageiros não autorizado varia de 15 a 40 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o que equivale a R$ 1.470 a R$ 3.920.
O trabalho de fiscalização é realizado com o apoio de agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Guardas Municipais e policiais do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Amazonas.
PUBLICIDADE
A operação deve ter continuidade ao longo do dia e percorrerá outras zonas da cidade.