A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), deu início, nesta segunda-feira, 24/6, a sua atuação na operação “Chapa Quente”, promovida pela Marinha do Brasil, com o objetivo de fiscalizar embarcações que estejam a caminho do 57º Festival Folclórico de Parintins.
Equipes da rede de proteção social do município, incluindo conselheiros tutelares, permanecerão no posto de fiscalização da Marinha, nas proximidades do Encontro das Águas, ao longo de toda a operação, realizando a vistoria de possíveis violações de direitos contra crianças e adolescentes.
PUBLICIDADE
“Crianças que estiverem embarcadas sem a presença de um adulto responsável ou que não possuírem a documentação necessária para viajar são o principal alvo de nossa participação na operação. Assim, buscamos garantir a segurança de todas as famílias que estejam a caminho do festival, combatendo também questões como a exploração sexual e até tráfico humano”, destacou a titular da Semasc, Dermi Rayol.
Coordenadora-geral dos conselheiros tutelares da cidade de Manaus, Ana Paula Mesquita frisou a importância da permanência do Conselho Tutelar durante todo o período da operação para a eficácia das atividades da rede de proteção.
“Estaremos atuando na fiscalização de embarcações durante toda a operação, buscando garantir que nenhuma violação de direitos contra crianças e adolescentes ocorra no percurso entre Manaus e Parintins”, explicou.