A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Manaus

Operação Sentinela: Dois PMs são presos por suspeita de facilitar fuga de detentos no Amazonas

Ministério Público aponta possível conivência de agentes durante serviço em unidade prisional militar.

Por Marcia Jornalist

17/03/2026 às 11:02 - Atualizado em 18/03/2026 às 07:39

Fachada do núcleo prisional da polícia militar do amazonas com viaturas estacionadas durante a operação sentinela

(Foto: divulgação)

Resumo

Operação Sentinela prende dois policiais militares suspeitos de facilitar fuga de 23 detentos em unidade prisional da PM no Amazonas.

Notícias policiais – Dois policiais militares foram presos preventivamente nesta terça-feira (17) durante a Operação Sentinela, deflagrada pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), por suspeita de facilitar a fuga de 23 custodiados do Núcleo Prisional da Polícia Militar, em Manaus. A evasão ocorreu no dia 27 de fevereiro e segue sob investigação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE


Suspeita de facilitação durante serviço

De acordo com a 60ª Promotoria de Justiça Especializada no Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública, os dois agentes estavam de serviço na guarda da unidade no momento da fuga. A ausência dos detentos foi identificada durante uma revista extraordinária realizada após o ocorrido.

A principal linha de investigação aponta que a evasão pode ter sido facilitada pelos próprios policiais, conforme prevê a legislação penal militar. A hipótese é reforçada por elementos colhidos ao longo das apurações iniciais.


Mandados e medidas cautelares

Além das prisões preventivas, a Justiça também expediu dois mandados de busca e apreensão, cumpridos durante a operação. As medidas foram solicitadas pelo Ministério Público com o objetivo de aprofundar as investigações e evitar interferências no processo.

Segundo o promotor Armando Gurgel Maia, as decisões judiciais visam garantir a ordem pública e preservar a disciplina dentro da estrutura militar.

“As medidas cautelares têm por finalidade assegurar a adequada apuração dos fatos, ainda em curso, além de preservar a hierarquia e disciplina do ambiente militar”, afirmou.

Fachada do núcleo prisional da polícia militar do amazonas com viaturas estacionadas durante a operação sentinela Fachada do núcleo prisional da polícia militar do amazonas com viaturas estacionadas durante a operação sentinela

 

Apoio da Polícia Militar

A operação contou com o apoio da Diretoria de Justiça e Disciplina da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e da Polícia Judiciária Militar, que auxiliaram no cumprimento dos mandados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

As diligências realizadas nesta fase também buscam esclarecer completamente as circunstâncias da fuga, identificar outros possíveis envolvidos e reforçar a regularidade do sistema de custódia da corporação.


Investigação ainda em andamento

O Ministério Público destacou que as investigações continuam e que todos os envolvidos terão direito ao contraditório e à ampla defesa. Novas medidas não estão descartadas.

LEIA MAIS: Policiais militares são alvo de operação por facilitarem fuga em massa de presos no Amazonas

Antes da deflagração da Operação Sentinela, um ex-major da Polícia Militar, identificado como Galeno Edmilson de Souza Jales, já havia sido preso preventivamente e posteriormente exonerado do cargo por decisão do Executivo estadual.


Caso levanta alerta sobre segurança

A fuga de 23 detentos de uma unidade prisional militar é considerada um episódio grave e incomum, levantando questionamentos sobre falhas no controle interno e possíveis irregularidades na atuação de agentes responsáveis pela custódia.

O caso segue sob apuração e pode ter novos desdobramentos nos próximos dias.

 

Fachada do núcleo prisional da polícia militar do amazonas com viaturas estacionadas durante a operação sentinela Fachada do núcleo prisional da polícia militar do amazonas com viaturas estacionadas durante a operação sentinela

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Amazonas

Maior que o Uruguai: Amazonas possui área protegida do tamanho de um país e enfrenta desafio na fiscalização

Extensão territorial impressiona, mas órgãos ambientais lidam com dificuldades para monitorar regiões remotas da floresta.

há 8 minutos

Amazonas

Mar azul toma conta de Parintins: Boi de Rua arrasta multidão e emociona torcedores do Caprichoso

Cortejo reuniu milhares de pessoas em uma das manifestações mais tradicionais que antecedem o Festival de Parintins.

há 35 minutos

Polícia

Homem invade casa por ciúmes, esfaqueia jovem e acaba preso no Centro de Manaus

Suspeito atacou três pessoas da mesma família e foi capturado após retornar ao local do crime.

há 1 hora

Amazonas

Pulseiras para visitantes da Festa dos Visitantes esgotam em menos de duas horas em Parintins

Linha fina: Evento será realizado no Bumbódromo e integra a programação oficial do Festival de Parintins 2026.

há 3 horas

Polícia

Operação no Amazonas prende seis suspeitos e apreende 49 tabletes de skunk em três municípios

Ações ocorreram em três cidades do interior e resultaram na apreensão de drogas, dinheiro, celulares e um veículo.

há 3 horas