Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Polícia Civil descarta casos de tráfico humano de crianças no Amazonas

Delegacia especializada reforça protocolos de prevenção e localização de menores.

Por Beatriz Silveira

10/02/2026 às 17:01 - Atualizado em 20/05/2026 às 08:46

tráfico sexual de crianças

Foto: internet

Resumo

A Polícia Civil do Amazonas informou que não há registros de tráfico humano interestadual ou internacional envolvendo crianças e adolescentes no estado. A Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente reforça que atua de forma permanente na prevenção, investigação e localização de menores desaparecidos, com protocolos imediatos e integração ao sistema Alerta Amber.

PUBLICIDADE

Notícias de Manaus – A Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), esclareceu que não existem registros de tráfico humano com características interestaduais ou internacionais envolvendo crianças e adolescentes no estado.

A informação foi confirmada pela delegada titular Mayara Magna, que destacou o trabalho contínuo da unidade na proteção de menores em situação de vulnerabilidade.


Atuação permanente na proteção de crianças e adolescentes

Segundo a delegada, a Depca mantém vigilância constante e protocolos rigorosos para prevenir e investigar crimes contra crianças e adolescentes. A unidade conta ainda com um setor específico para o registro e apuração de casos de desaparecimento, garantindo atendimento especializado às famílias.

As diligências são iniciadas imediatamente após o registro do Boletim de Ocorrência, assegurando rapidez na adoção das medidas necessárias.

PUBLICIDADE

Leia também: Articulação no Congresso tenta criar CPMI para investigar suposto ‘cartel do asfalto’ que mantêm a BR-319 na lama há décadas


Casos registrados em 2026 tiveram desfecho positivo

De acordo com dados da unidade policial, todos os registros de desaparecimento feitos em 2026 resultaram na localização das vítimas. A delegada explicou que, em alguns casos, a atualização formal dos boletins pode atrasar devido à ausência dos responsáveis legais, que nem sempre retornam à delegacia para solicitar o encerramento do registro.

Mesmo assim, a equipe mantém contato ativo com os familiares, acompanhando cada caso até sua conclusão.


Uso do sistema Alerta Amber

Como reforço às ações emergenciais, a Depca integra o sistema Alerta Amber, ferramenta nacional utilizada em situações de desaparecimento com risco iminente. O protocolo permite a rápida divulgação de informações por meio da imprensa e das redes sociais, ampliando as chances de localização.

A PC-AM reforça o compromisso com a proteção da infância e adolescência e destaca a importância da participação dos familiares no acompanhamento das ocorrências.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

Resultado das Loterias Caixa: confira os números da Quina, Lotofácil, Dupla Sena, Lotomania, +Milionária, Dia de Sorte e Super Sete

A Caixa Econômica Federal realizou nesta quarta-feira (22) os sorteios de sete modalidades das Loterias Caixa.

há 40 minutos

Amazonas

Roberto Cidade reúne lideranças jovens e destaca propostas para juventude durante pré-campanha em Manaus

Encontro reuniu participantes da capital e do interior do Amazonas para discutir propostas voltadas à juventude e à construção do plano de governo do pré-candidato à reeleição.

há 1 hora

Brasil

Lancha da SEMED de Santarém naufraga com 13 pessoas; veja

Embarcação da Secretaria Municipal de Educação de Santarém afundou próximo à comunidade Ponta Grande.

há 2 horas

Amazonas

Primeira-dama Thaisa Cidade reforça compromisso com proteção de crianças e adolescentes durante seminário sobre os 36 anos do ECA em Manaus

Thaisa destacou ações do Governo do Estado voltadas ao fortalecimento da rede de proteção durante evento realizado na Assembleia Legislativa.

há 2 horas

Brasil

Trabalho escravo: idoso que dormia no meio de porcos e bois é resgatado em fazenda

Homem vivia isolado em propriedade localizada na Estação Ecológica Terra do Meio, em Altamira, sem acesso adequado à alimentação, água potável e moradia digna.

há 2 horas