Redação AM POST
Para proporcionar mais qualidade de vida por meio do esporte, o complexo turístico Ponta Negra, cartão-postal da capital, está recebendo mais uma academia ao ar livre e quadras de streetball para atendimento à população, disponibilizados pela Prefeitura de Manaus.
PUBLICIDADE
Conforme o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), a Subsecretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Semjel) está construindo, ao lado do skate park, uma academia ao ar livre, com equipamentos como simulador de caminhada, alongador, esqui duplo, simulador de cavalgada, exercitador de pernas e outros aparelhos para acesso aos frequentadores em busca de exercícios físicos.
Já nas proximidades do mirante 1, a Prefeitura de Manaus está implantando duas áreas que vão funcionar como quadras de streetball (basquete de rua), também em espaço aberto para prática urbana dos adeptos da modalidade. Com as duas quadras os amazonenses e visitantes vão poder ganhar liberdade para criar e improvisar jogadas.
“O tradicional skate park passou por serviços de limpeza e pintura e vai receber finalização com arte, de graffiti. E seguimos fazendo a manutenção corretiva e preventiva do espaço, conforme determinação do prefeito David Almeida”, explicou o gestor da comissão da Ponta Negra, Carlos Alberto Maciel.
PUBLICIDADE
Além dessas obras, o Local Casa de Praia está sendo totalmente recuperado pela Prefeitura de Manaus, para se tornar mais uma opção de turismo e lazer dentro do complexo turístico Ponta Negra.
Em segurança
PUBLICIDADE
Os corpos permanentes de segurança, incluindo a Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até as 17h, bem como para a manutenção do patrimônio de todo o complexo. O banho no rio Negro de forma segura e com o apoio de salva-vidas é permitido no complexo até as 17h.
Além do horário indicado para banho – até as 17h – e a preocupação com as crianças dentro do rio, a recomendação principal é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas. Garrafas de vidro são proibidas na areia, sendo classificadas como produtos perfurocortantes. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.
PUBLICIDADE
Praia perene
Desde 2011, a praia não desaparece mais sob as águas do Negro, durante a cheia dos rios. A técnica perene foi a mesma usada em praias famosas como as de Copacabana, no Rio de Janeiro, e nas ilhas artificiais de Dubai, nos Emirados Árabes.
A praia perene, que tem 4,8 mil metros quadrados, foi entregue durante a obra de requalificação da primeira etapa da Ponta Negra, no ano de 2012.