A população de Manaus poderá vivenciar a experiência de embarcar em navios da Marinha do Brasil a partir deste domingo, 8 de dezembro, no cais do Roadway. O Navio-Patrulha Fluvial “Roraima” e o Navio de Assistência Hospitalar “Soares de Meirelles”, subordinados ao Comando da Flotilha do Amazonas, serão abertos à visitação pública até o dia 12 de dezembro, no período de 8h às 17h, como parte da programação da Semana do Marinheiro.
A visitação pública tem o objetivo de apresentar parte do trabalho da Marinha à população, promovendo a interação com os tripulantes dos navios, com intuito de estimular que o público ingresse na Força por meio das diversas formas de seleção.
PUBLICIDADE
Projetado exclusivamente para operar nos rios da Amazônia, o Navio-Patrulha Fluvial “Roraima” é responsável por realizar patrulhas fluviais, operações em rios e ações de apoio às populações ribeirinhas.
Já o Navio de Assistência Hospitalar “Soares de Meirelles”, incorporado à Marinha em 2010, realiza Ações de Assistência Hospitalar nas comunidades ribeirinhas da Amazônia Ocidental. O navio é equipado com consultórios médicos, odontológicos, farmácia, mamógrafo, sala de raio X e de vacinação. O nome do navio é uma homenagem à Joaquim Cândido Xavier Soares de Meirelles, Cirurgião-Mor da Armada e Patrono do Corpo de Saúde da Marinha.
Almirante Tamandaré
PUBLICIDADE
O Dia do Marinheiro é celebrado em 13 de dezembro em homenagem ao Almirante Tamandaré, Patrono da Marinha. Nascido em 13 de dezembro de 1807, Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, dedicou 66 anos de serviço à Marinha do Brasil e participou de episódios decisivos na formação do país, a exemplo de lutas pela Independência do Brasil e da Guerra do Paraguai.
Além de militar exemplar e exímio marinheiro, o Almirante Tamandaré teve trajetória marcada pela honradez e pela extrema lealdade à jovem Nação Brasileira, cujos interesses sempre estiveram acima de sua própria vontade e de seus interesses pessoais.
PUBLICIDADE
Seus exemplos e virtudes servem como inspiração, não somente para as atuais gerações de marinheiros, mas também para os brasileiros de todos os tempos.