Manaus

Populares realizam manifestação contra cobrança da taxa de esgoto de 100% sobre o valor da água em Manaus

Os moradores reclamaram do valor absurdo que está sendo cobrado além de outras irregularidades cometidas pela concessionária Águas de Manaus.

Redação AM POST

Uma manifestação contra a cobrança da taxa de esgoto de 100% sobre o valor da conta de água, foi realizada neste sábado (18) por moradores dos bairros São Raimundo, Glória, Santo Antônio e Aparecida, na zona Oeste de Manaus. Os moradores reclamaram do valor absurdo que está sendo cobrado além de outras irregularidades cometidas pela concessionária Águas de Manaus.

Continua depois da Publicidade

O vereador Rodrigo Guedes (PSC) participou do ato e disse que essa é a primeira manifestação de muitas.

“A população não tem como pagar esses valores absurdos, se uma conta de água é R$ 400, a pessoa paga R$ 800 e o serviço sequer está sendo feito. Mesmo que estivesse sendo prestado, deveria ser por um valor razoável, 10% ou 20%. O povo sofrendo com as contas de valores absurdos. Isso não pode ficar assim! Essa é a primeira manifestação do povo, terão outras também. A nossa Constituição já deixa bem claro: todo poder emana do povo”, disse.

Na ocasião, o parlamentar relembrou que apresentou, juntamente com o vereador Sassá da Construção Civil (PT), requerimento para que fosse instaurada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os prejuízos e irregularidades da Águas de Manaus, mas das 14 assinaturas necessárias, ainda faltam duas. A proposta de criação da CPI pontua sete problemas principais causados à população manauara, como a taxa de esgoto no valor integral e a cobrança de fatura mensal de residências sem o consumo.

Continua depois da Publicidade

“Nós temos uma série de problemas, ações e falta de ações, que prejudicam toda a cidade. Nós temos a cobrança da taxa de esgoto de 100% em vários bairros de Manaus, sem que o serviço seja devidamente prestado, sem que haja coleta e tratamento de esgoto. E temos inúmeros rompimentos de adutora, falta de água diariamente em vários pontos da cidade. Inclusive nos finais de semana falta água em vários bairros. Não dá mais para continuar assim”, disse o vereador Rodrigo Guedes.