- Foto: Divulgação
Notícias de Manaus – A Prefeitura de Manaus anunciou, nesta segunda-feira (19/5), a realização de um novo concurso público para a Guarda Municipal. O edital está previsto para o primeiro semestre de 2026. A informação foi confirmada pelo prefeito David Almeida durante a inauguração de um novo Núcleo de Operações da corporação.
Segundo o prefeito, o objetivo é ampliar o efetivo da Guarda Municipal como parte do plano de reforço da segurança pública da capital. “Vamos definir apenas o número de guardas que iremos contratar. Provavelmente, teremos um bom número”, afirmou.
PUBLICIDADE
Ainda neste ano, 150 aprovados do cadastro reserva iniciarão o curso de formação, com início marcado para 12 de agosto. A meta da gestão municipal é alcançar até o final de 2025 um total de 500 guardas armados em atuação nas ruas de Manaus.
O novo concurso será parte de uma estratégia mais ampla, que inclui investimentos em infraestrutura, capacitação e tecnologia, como o projeto Smart Manaus, que usará reconhecimento facial em espaços públicos da cidade.
Igualdade de oportunidades e responsabilidade fiscal
PUBLICIDADE
Até o momento, o prefeito David Almeida já anunciou três importantes concursos públicos: o da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com 1.500 vagas para professores, pedagogos e profissionais da área técnica e de apoio; o da Manaus Previdência (ManausPrev), com oportunidades para analistas e técnicos previdenciários; e o da Guarda Municipal, previsto para 2026, que reforçará o efetivo com novos guardas armados.
PUBLICIDADE
Leia mais: Prefeito David Almeida anuncia concurso público para a Semed; saiba mais
Esses certames integram uma política consistente de valorização do serviço público, expansão das ações municipais em áreas essenciais e cumprimento dos compromissos firmados com a população. Além disso, asseguram igualdade de oportunidades, garantindo que qualquer cidadão que atenda aos requisitos possa disputar as vagas em condições de isonomia.
PUBLICIDADE
A viabilização desses concursos é resultado de planejamento, responsabilidade fiscal e equilíbrio orçamentário, pilares que demonstram a capacidade administrativa da atual gestão para gerar empregos estáveis e fortalecer os serviços públicos com transparência e segurança jurídica.