Prefeito David Almeida entrega nova feira do Mundo Novo e anuncia expansão do cinturão produtivo em Manaus
Prefeito destaca avanço no plano de governo, fortalecimento do comércio popular e implantação de 10 hectares mecanizados de café na capital.
- Foto: Reprodução
Resumo
O prefeito David Almeida entregou a nova feira municipal do Mundo Novo, na zona Norte de Manaus, e anunciou a implantação de 10 hectares mecanizados de café no novo cinturão produtivo da capital. Gestão afirma já ter executado 40% do plano de governo.
O prefeito David Almeida entregou nesta quinta-feira (26) a nova feira municipal do Mundo Novo, localizada no bairro Nova Cidade, zona Norte de Manaus. A obra integra o eixo de Desenvolvimento Econômico e Geração de Oportunidades da atual gestão e simboliza a reestruturação do comércio popular na capital.
Durante a cerimônia, o chefe do Executivo municipal ressaltou que a modernização das feiras é parte de uma estratégia mais ampla de fortalecimento da produção local e valorização dos trabalhadores que atuam no abastecimento da cidade.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Com quase três décadas de funcionamento, a feira foi praticamente reconstruída. O espaço passou a contar com 18 boxes padronizados, revestimento em cerâmica, balcões estruturados, portas de alumínio, nova cobertura, redes elétrica e hidráulica substituídas, banheiros adaptados, estacionamento e melhorias de acessibilidade.
- Foto: Reprodução
Implantação de 10 hectares de café mecanizado
Além da entrega da estrutura, David Almeida anunciou a implantação dos primeiros 10 hectares mecanizados de café na capital. A iniciativa integra o novo cinturão produtivo estruturado no entorno de Manaus, com foco na ampliação da produção agrícola e no aumento da renda dos produtores.
“Antes o produtor tinha 500 metros quadrados de área produtiva. Hoje muitos já produzem até três mil metros quadrados. Aumentamos mais de cinco vezes a produção. Agora estamos implantando a cultura do café para ampliar o valor agregado e aumentar a renda desses agricultores”, afirmou o prefeito.
Segundo ele, a estratégia inclui recuperação de áreas degradadas, assistência técnica contínua e integração com programas de aquisição de alimentos e merenda escolar. A proposta é criar uma cadeia produtiva que abasteça diretamente as feiras reformadas pela prefeitura.
Dados do plano de governo
Durante a coletiva, o prefeito também apresentou números relacionados à execução do plano de governo. De acordo com David Almeida, 40% das metas já foram cumpridas em um ano e dois meses de gestão.
“Em apenas um ano e dois meses nós já cumprimos 40 por cento do nosso plano de governo. Temos mais 45 por cento em andamento e acredito que até o final de 2026 chegaremos a praticamente 80 por cento do plano executado. Isso mostra o compromisso da Prefeitura de Manaus em melhorar a vida do povo da nossa cidade”, declarou.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
O anúncio reforça o discurso de aceleração das entregas e consolidação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico.
Impacto para feirantes e produtores
O titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal, Wanderson Costa, destacou que as intervenções representam um volume de ações que não era executado há mais de duas décadas.
Segundo ele, as medidas impactam diretamente permissionários, produtores rurais, feirantes e comerciantes informais, fortalecendo a economia local.
O presidente da comissão gestora da feira, Pedro Antônio Casário, afirmou que a nova estrutura representa segurança e estabilidade para os trabalhadores. Para ele, o espaço reformado garante melhores condições de trabalho e geração de renda para dezenas de famílias.
Desenvolvimento econômico como prioridade
A entrega da feira do Mundo Novo integra uma série de reformas promovidas pela Prefeitura de Manaus com foco na modernização do comércio popular e no estímulo à produção agrícola.
A estratégia combina infraestrutura urbana, apoio técnico ao produtor e políticas de abastecimento, com o objetivo de reduzir custos logísticos, ampliar a oferta de alimentos e gerar oportunidades de trabalho.
Com a expansão do cinturão produtivo e a modernização das feiras, a gestão municipal busca consolidar um modelo de desenvolvimento que integre produção, distribuição e comercialização dentro da própria capital.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos







