Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Prefeitura de Manaus inaugura Conselho Tutelar Norte 2

A iniciativa faz parte de um esforço conjunto entre a administração municipal e órgãos responsáveis pela garantia dos direitos infantojuvenis.

Por Hugo Guimarães

11/08/2023 às 21:16 - Atualizado em 14/08/2023 às 09:30

Prefeitura de Manaus Foto: Antônio Pereira e Phil Limma/Semcom

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), inaugurou nesta quinta-feira, 10/8, um novo Conselho Tutelar na zona Norte da cidade, com o objetivo de fortalecer a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes dessa região. A iniciativa faz parte de um esforço conjunto entre a administração municipal e órgãos responsáveis pela garantia dos direitos infantojuvenis.

O vice-prefeito e secretário municipal chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, esteve presente na inauguração e destacou a relevância do papel do conselheiro tutelar.

“A gestão do prefeito David tem se traduzido em melhorias para a cidade de Manaus, e seguindo sua determinação estamos em busca de melhorar ainda mais a organização. Ser conselheiro tutelar, é uma responsabilidade extremada, são essas pessoas que têm a missão de defender o direito das crianças e dos adolescentes”, disse o vice-prefeito.

PUBLICIDADE

Durante pronunciamento, Rotta também relembrou a agenda de reuniões institucionais para a preparação do processo eleitoral dos novos membros dos Conselhos Tutelares de Manaus, que ocorrerá no dia 1º de outubro deste ano, para o quadriênio 2023/2027.

“Estamos reunindo todos os secretários municipais para nos ajudar nesta missão de eleição dos novos conselheiros tutelares. A meta determinada pelo prefeito David é que aconteça a eleição mais organizada e democrática para conselheiro, da história da cidade de Manaus. Para isso, estaremos movimentando mais de 4 mil servidores que estarão à disposição para atuarem como fiscais, presidentes de mesa etc.”, declarou Rotta.

A zona Norte é uma das regiões mais populosas da cidade, com uma grande concentração de famílias e o novo conselho deverá fortalecer a rede de proteção de crianças e adolescentes neste território. Com a nova unidade, Manaus passa a contar com dez Conselhos Tutelares distribuídos em todas as zonas da cidade e um total de 50 conselheiros tutelares.

Para o secretário da Semasc, Eduardo Lucas, a inauguração do novo Conselho Tutelar se trata da realização de um sonho. “Hoje, está se concretizando um sonho muito antigo da cidade de Manaus, que é a instalação do Conselho Tutelar Norte 2, um sonho que, graças ao prefeito David, torna-se realidade. Passamos a ter mais cinco conselheiros (nomeados) que vão continuar lutando em defesa e garantia dos direitos das nossas crianças e adolescentes. Estamos entregando a estrutura totalmente equipada para os conselheiros continuarem com seu papel fundamental em defesa do ECA”, disse o secretário.

O Conselho Tutelar é um órgão municipal responsável por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, atuando na fiscalização e garantindo o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ele desempenha um papel fundamental na proteção de menores de idade em situações de vulnerabilidade, abuso, exploração, negligência ou qualquer forma de violação de direitos.

Para o coordenador do Conselho Norte 2, Francisco Célio, a nova instalação vai melhorar o atendimento na região Norte, que antes contava com apenas uma unidade.

PUBLICIDADE

“É um marco importante para a cidade de Manaus, pois, anteriormente, só tínhamos um conselho na zona Norte, o que gerava uma alta demanda. A inauguração deste conselho vem para desafogar, e, assim, conseguiremos atender da melhor forma as nossas crianças e adolescentes”, enfatizou o coordenador.

Entre os bairros e comunidades atendidas pelo novo conselho estão: São João, Lagoa Azul, Total Ville, Parque Santa Etelvina, Santa Tereza, Jardim Fortaleza, Bom Jardim, conjunto Manauara 1, Jesus me Deu, Novo Israel, Colônia Santo Antônio, Viver Melhor 1 e 2, residencial Meu Orgulho 1 e 2, entre outros.

Veja mais: Lula rebate crítica de ator de Hulk sobre Cúpula da Amazônia. Clique aqui.

Veja mais: Prefeitura de Manaus realiza campanha para combater queimadas urbanas. Clique aqui.

Acompanhe nosso Podcast ao vivo em: Amazônia TV. Clique aqui.

 

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Polícia

De sutiã, servidora ataca PM: “Corna que dá para o batalhão inteiro”. Veja vídeo

Agente socioeducativa é acusada de dirigir embriagada, provocar acidente, agredir uma policial militar e fazer ameaças de morte durante a prisão, no Distrito Federal.

há 3 minutos

Polícia

Urgente: homem leva tiros na cabeça em plena luz do dia em Manaus

Vítima ainda não foi identificada. Crime ocorreu na manhã desta terça-feira (4), na Avenida Tancredo Neves, na Zona Centro-Sul da capital.

há 33 minutos

Tragédia no Interior

Passeio termina em tragédia: homem desaparece após voadeira ser atingida por banzeiro e é encontrado morto no Amazonas

Vítima caiu no rio após embarcação ser atingida por forte ondulação no Paraná de Autazes; outro ocupante conseguiu se salvar.

há 46 minutos

Investigação

Dino autoriza PF a abrir 3ª investigação contra Lulinha por tráfico de influência

Ministro Flávio Dino autorizou a nova investigação, que apura suposto uso da influência do filho do presidente Lula para favorecer empresas parceiras.

há 1 hora

Manaus

Acidente entre carro e motocicleta deixa dois feridos e provoca congestionamento na Avenida das Torres, em Manaus

Colisão ocorreu na manhã desta terça-feira (4), na zona Centro-Sul da capital. Vítimas foram socorridas pelo Samu e trânsito ficou parcialmente interditado.

há 2 horas