Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Prefeitura de Manaus realiza campanha para combater queimadas urbanas

A primeira ação foi realizada nas proximidades da cabeceira da ponte Jornalista Phelippe Daou, mais conhecida como ponte Rio Negro.

Por Hugo Guimarães

13/08/2023 às 17:38 - Atualizado em 13/08/2023 às 18:11

Foto: Cris Vidal/Vanessa Parintins/Tainana Castro/Semmas

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), iniciou a segunda etapa da campanha de sensibilização e combate às queimadas urbanas, neste sábado, 12/8, com a realização da 1ª blitz “Manaus Sem Fumaça 2023″.

A primeira ação – dessa fase da campanha de combate às queimadas urbanas – foi realizada nas proximidades da cabeceira da ponte Jornalista Phelippe Daou, mais conhecida como ponte Rio Negro, na zona Oeste de Manaus. A blitz foi coordenada pela Divisão de Educação Ambiental da Semmas.

De acordo com o secretário da Semmas, Antonio Stroski, as ações de combate às queimadas urbanas têm principalmente o compromisso com a qualidade de vida das pessoas e com as questões das mudanças climáticas. Todos os sábados, os servidores da secretaria estarão em algum ponto da cidade realizando a blitz “Manaus Sem Fumaça 2023″.

PUBLICIDADE

“Vamos realizar essa ação em todas as zonas da cidade. Mas é bom ressaltar que o nosso trabalho de combate às queimadas urbanas iniciou no dia 1° de junho, na abertura do ‘Junho Verde’, quando reforçarmos ainda mais o trabalho nas ruas e nas escolas municipais, por determinação do prefeito David Almeida”, relembrou Stroski.

Na blitz “Manaus Sem Fumaça”, também teve a doação de mil mudas de plantas medicinais, ornamentais, frutíferas e arbóreas, como parte do Programa Manaus Verde, o qual estimula o protagonismo da população na arborização da cidade.

Uma das pessoas que recebeu orientações sobre as queimadas urbanas foi o universitário David Richard da Silva, morador do bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus e que estava a caminho de Manacapuru. Para ele, seria bom as pessoas se conscientizarem a não queimar resíduos, pois causa fumaça e com isso prejudica a saúde humana.

As ações de combate às queimadas urbanas sempre ocorrem as quartas-feiras, durante a ação de doação de mudas. Além disso, a equipe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas percorre empresas e instituições que procuram o órgão ambiental.

Blitz

As blitze “Manaus Sem Fumaça 2023” vão ocorrer em pontos estratégicos da cidade e também nas zonas de onde a Semmas recebe mais denúncias por conta de queimadas. Para o mês de agosto, estão programadas blitze nos bairros Educando, Distrito Industrial e Centro. O calendário para setembro será divulgado na última ação do mês de agosto.

PUBLICIDADE

Denúncias

A Semmas recebeu, no primeiro semestre de 2023, 70 denúncias relacionadas às queimadas urbanas. Em julho, recebeu 15 denúncias. O mês que o órgão ambiental do município mais recebeu denúncias foi o de abril, com 24 registros.

A população pode fazer denúncia, caso presencie a queima de resíduos ou de vegetação, ligando imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193), informando o endereço do local; fazendo registros fotográficos e de vídeos e denunciando nos canais da Semmas (92) 98842-2161 (whatsapp) e [email protected], anexando as mídias e informando o endereço, dia e horário da ocorrência.

.

 

Acompanha nosso Podcast ao vivo em: Amazônia TV.  Clique aqui.

Veja também: Quatro apostadores dividem prêmio da Mega-Sena de R$ 116,2 milhões. Clique  aqui.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Tragédia no Interior

Passeio termina em tragédia: homem desaparece após voadeira ser atingida por banzeiro e é encontrado morto no Amazonas

Vítima caiu no rio após embarcação ser atingida por forte ondulação no Paraná de Autazes; outro ocupante conseguiu se salvar.

há 3 minutos

Investigação

Dino autoriza PF a abrir 3ª investigação contra Lulinha por tráfico de influência

Ministro Flávio Dino autorizou a nova investigação, que apura suposto uso da influência do filho do presidente Lula para favorecer empresas parceiras.

há 35 minutos

Manaus

Acidente entre carro e motocicleta deixa dois feridos e provoca congestionamento na Avenida das Torres, em Manaus

Colisão ocorreu na manhã desta terça-feira (4), na zona Centro-Sul da capital. Vítimas foram socorridas pelo Samu e trânsito ficou parcialmente interditado.

há 1 hora

Segurança Pública

Dupla é capturada pela polícia após apedrejar ônibus e ferir passageira em Manaus

Homem foi preso e adolescente apreendido após ataque a coletivo da Eucatur no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste da capital.

há 1 hora

Amazonas

Band reúne candidatos ao Governo do Amazonas no primeiro debate da campanha eleitoral

Encontro marcará o início dos confrontos diretos entre os concorrentes ao Palácio Rio Negro e será transmitido para todo o estado.

há 2 horas