Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Prefeitura de Manaus recorre ao STJ para aumento da passagem de ônibus e órgão pede manifestação do MPAM

Anteriormente à decisão do Executivo Municipal, Ministério Público participou de alinhamentos com o IMMU e o próprio município.

Por Natan AMPOST

21/03/2025 às 14:48

Notícias de Manaus – Em um movimento na contramão das mais recentes audiências entre o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e o próprio município, a Prefeitura de Manaus recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para aumentar o valor da passagem do transporte coletivo na capital amazonense. O Ministério Público, a pedido do órgão federal, tem prazo de cinco dias para se manifestar sobre o tema.

PUBLICIDADE

O Poder Executivo municipal pediu a suspensão da liminar concedida pela Justiça do Amazonas (documento nº 3560-AM – 2025/0058283-5), por meio da Procuradoria-Geral do Município (PGM). O STJ, por sua vez, questionou o município em dois pontos e deu prazo de cinco dias para resposta:

* Se a obrigação da concessionária de renovação da frota consta do contrato (primitivo ou aditamentos posteriores) e se era condicionada ao aumento da tarifa;
* Se procede a informação constante dos autos de que, com a elevação do valor pretendida, a cidade de Manaus passará a ter uma das maiores tarifas entre as capitais brasileiras.

Relator do processo, o ministro-presidente do STJ, Antonio Herman, “diante do evidente interesse público e impacto econômico junto à população manauara”, determinou que o Ministério Público se manifestasse em cinco dias.

A promotora de Justiça Sheyla Andrade, titular da 81ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Prodecon), informou que a resposta do Ministério Público ao Superior Tribunal de Justiça já está em desenvolvimento.

“Nós entendemos, com esse movimento em direção ao STJ, que não há interesse da prefeitura em discutir o transporte coletivo. Quando se busca a validação desse decreto, o objetivo é impor a tarifa e fechar as portas para a discussão com a sociedade”, afirmou a promotora.

PUBLICIDADE

Últimos desdobramentos

Na última segunda-feira (17/03), o MPAM, o IMMU e o município de Manaus participaram de mais uma audiência sobre o tópico, porém sem deliberações. Ficou definido, no entanto, o prazo de 30 dias para retomarem as conversas.

Entre os itens abordados estavam a inclusão de beneficiários do Cadastro Único (CadÚnico) e a qualidade, limpeza e renovação da frota de ônibus. Na ocasião, além da promotora de Justiça Sheyla Andrade, também esteve presente o promotor de Justiça Edinaldo Aquino Medeiros, da 77ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa e Proteção do Patrimônio Público (Prodeppp).

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Amazonas

Garimpos “fantasmas” e ouro de R$ 18,4 bilhões: MPF aciona ANM para frear lavagem de ouro ilegal na Amazônia

Ação civil pública afirma que permissões de garimpo estariam sendo usadas para dar aparência legal ao ouro extraído ilegalmente em terras indígenas.

há 21 minutos

Política

STJ mantém tornozeleira eletrônica de Rosinaldo Bual e proibição de acesso à Câmara de Manaus

Ministro do STJ negou pedido do vereador para retirar monitoramento eletrônico e voltar a frequentar presencialmente a CMM.

há 22 minutos

Manaus

Trânsito em Manaus terá faixa em contrafluxo na Avenida Pedro Teixeira em teste do IMMU

Mudança temporária será realizada na próxima segunda-feira (27) para avaliar alternativas que reduzam os congestionamentos na zona Centro-Sul da capital.

há 38 minutos

Eleições 2026

De crítica a aliada? Vivian Amorim agora busca espaço no União Brasil depois de detonar governo do Amazonas

Vídeo antigo da ex-BBB voltou a repercutir após anúncio de pré-candidatura pelo União Brasil.

há 53 minutos

Caiu na rede é post!

Mãe e irmã de Vinicius Júnior também passaram por mudanças estéticas; veja as transformações

Após repercussão do novo visual do atacante do Real Madrid, internautas voltaram a comentar as mudanças na aparência de Fernanda Cristina e Alessandra Oliveira.

há 1 hora