Considerando que a data representa o início dos ritos religiosos da Semana Santa, o prefeito Arthur Virgílio Neto decretou ponto facultativo na quinta-feira, dia 29/3. Entretanto, ele determinou que, nesse dia, as ações de combate ao sarampo não sejam interrompidas e que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município funcionem com o atendimento normal.
O decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM), do último dia 27/3, além de instituir o ponto facultativo, delega aos gestores das unidades que integram a administração pública municipal competência para instituir o horário de funcionamento de suas respectivas estruturas, obedecendo os critérios de oportunidade, conveniência e relevante interesse público.
PUBLICIDADE
Dessa maneira, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) montou um esquema para que todas as salas de vacina existentes nas UBSs possam oferecer o serviço de forma ininterrupta. No sábado dia 31/3, a população também pode buscar o serviço de vacinação nas unidades de horário ampliado, que funcionarão normalmente. Vale deixar claro que no feriado da “Sexta-Feira da Paixão”, 30/3, as unidades não irão funcionar.
A prefeitura continua intensificando a vacinação contra o sarampo e reforçando as ações de combate à doença, iniciadas logo após o aparecimento dos primeiros casos suspeitos. O foco agora são crianças a partir de seis meses até os 5 anos, porém a vacina está disponível para quaisquer pessoas que busque os postos de vacinação existentes nas UBSs.