O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Manaus

Prefeitura leva vacinação contra Influenza a comunidades indígenas

Até às 21h da quarta-feira, 3, o percentual geral de vacinação era de 99,14% das 455.083 pessoas do público-alvo.

Por Hugo Guimarães

05/04/2019 às 08:45 - Atualizado em 05/04/2019 às 16:26

Da Redação

Comunidades indígenas localizadas às margens do rio Negro receberam nesta quinta-feira, 4/4, as equipes de saúde da Prefeitura de Manaus para serem imunizadas contra a Influenza (vírus H1N1). Mesmo com a meta de vacinar 90% do público-alvo, estabelecida pelo Ministério da Saúde, já ultrapassada na capital, o prefeito Arthur Virgílio Neto determinou que o índice específico de vacinação dos grupos prioritários alcance o percentual desejado.

“Alcançamos a meta em tempo recorde, antes mesmo dos 15 dias que havia estipulado. Esperamos chegar aos 100% e ampliar a imunização para outros grupos que também estão mais expostos ao vírus, como rodoviários, feirantes e trabalhadores da limpeza e infraestrutura”, destacou o prefeito.

PUBLICIDADE

Até às 21h da quarta-feira, 3, o percentual geral de vacinação era de 99,14% das 455.083 pessoas do público-alvo. Indígenas e grávidas são os grupos que ainda não bateram a meta – 25,12% e 80,81% – respectivamente. O grupo de crianças já alcançou os 90,53%. Além da imunização em aldeias, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também está atuando com vacinadores nas maternidades, lembrando que as doses contra a Influenza seguem disponíveis ao público-prioritário nas 183 salas de vacinação do município.

“As equipes ficam até sexta-feira, 5/4, visitando sete comunidades no rio Negro. Vamos continuar esperando as grávidas para vacinar e, somando com os indígenas, fechar essa campanha com chave de ouro”, destacou o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi.

Percorrendo a calha do rio negro, as equipes da Semsa têm como meta vacinar 450 indígenas de sete comunidades, sendo elas: Terra Preta, Nova Esperança, Três Unidos, São Tomé, Kuanã, Boa Esperança e Barreirinha.

PUBLICIDADE

Com cartão de vacina em mãos, 88 pessoas, de 27 famílias, foram vacinadas na comunidade indígena Três Unidos, localizada a cerca de uma hora e meia de barco de Manaus, na boca do rio Cuieiras. Nesta quinta-feira, a vacina estava sendo esperada pelos moradores, que sabem da importância de se prevenir.

“É a confiança de proteção para o nosso corpo. A equipe da prefeitura trouxe a vacina e mobilizamos a aldeia para que todos se vacinem, pois sabemos que comunidade protegida é comunidade com saúde”, ressaltou o tuxaua Kambeba da comunidade, Valdemir Silva.

PUBLICIDADE

Além dos 450 indígenas dessas sete comunidades, outros 170 indígenas da área do Tarumã também já receberam a vacina, totalizando 620 indígenas vacinados. Apesar de toda a crença cultural, as populações mais distantes da capital sabem que precisam estar imunizados contra a Influenza.

“Essas gripes estão muito fortes, eu acalmo com remédio caseiro, mas sabemos que a vacina ajuda bastante a curar essas tosses. Assim que fiquei sabendo da vacina, chamei todas as mulheres e crianças para que eles não perdessem, pois é muito importante esse trabalho da prefeitura, vacinando todo mundo contra a gripe”, relatou a indígena Kambeba, Diamantina Cruz.

PUBLICIDADE

A operação da Semsa contra a H1N1 nas comunidades acontece em parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

Com informações da Assessoria 

Acompanhar as notícias de Manaus é essencial para quem deseja estar por dentro do que está acontecendo na cidade. Manaus é repleta de história e cultura. Nossa equipe está sempre nas ruas, trazendo as notícias de Manaus com a urgência e a precisão que os eventos da capital amazonense demandam.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Manaus

Veja vídeo: Muro desaba após chuva forte no bairro Compensa em Manaus

Em um vídeo gravado por um morador, é possível ver uma enxurrada descendo com grande intensidade.

há 13 minutos

Manaus

Vídeo: Guincho enfrenta desafio para resgatar carro arrastado por enxurrada em igarapé de Manaus

Vídeos gravados por moradores mostram a situação difícil enfrentada pelas equipes de resgate.

há 22 minutos

Manaus

Prefeitura de Manaus atende 45 ocorrências após fortes chuvas na capital

Entre os principais registros estão 22 casos de alagamento, distribuídos pelas zonas centro-oeste, sul, oeste e centro-sul.

há 31 minutos

Manaus

Árvores caem e causam transtornos no trânsito em Manaus

Apesar dos transtornos no trânsito, felizmente, nenhuma pessoa ficou ferida e não houve danos a veículos nas duas ocorrências.

há 1 hora