A Prefeitura de Manaus deu início, na manhã de quinta-feira (2), trabalhos de limpeza do igarapé do Mindu, no trecho que já recebeu as obras de revitalização por parte da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). A medida é uma iniciativa da Unidade Executora de Projetos (UEP/Seminf), que está atuando no local com abordagens de educação ambiental junto aos moradores do entorno.
No total, 800 metros de extensão serão percorridos, entre as ruas João Câmara e Rio Valpes, bairro Novo Aleixo, para que cada morador receba orientações sobre o trabalho que está sendo executado em parceria com a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp). A ação integrada é uma determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto para sensibilizar as famílias beneficiárias do projeto de Recuperação Ambiental e Requalificação Social e Urbanística do Igarapé do Mindu, que tem levado saneamento e qualidade de vida à comunidade local.
PUBLICIDADE
Segundo a responsável técnica-social da UEP/Seminf, os trabalhos seguirão até contemplar todas as residências do entorno do igarapé. “A prefeitura está atuando com um mutirão de limpeza e na educação ambiental, entregando panfletos informativos e pedindo a parceria e o apoio dos moradores para fiscalizar e manter o igarapé limpo”, explica Alessandra Carvalho.
Morador e comerciante na localidade, Alessandro da Silva Santos lembra como era o espaço antes das obras de revitalização e diz que era impossível ter um comércio, pois as pessoas não compram nada no meio da sujeira. “A fiscalização dos igarapés é importante não só para nós, mas para os nossos filhos e netos. Ainda não vi ninguém poluir, mas se ver vou abordar”, comentou.
Mutirão de limpeza
PUBLICIDADE
Uma equipe de 36 trabalhadores da limpeza de igarapés da Semulsp está atuando com um serviço reforçado no local. A limpeza conta com capinação, puxação de lixo do córrego, raspagem de meio-fio, jardinagem e remoção mecanizada. A operação de limpeza deve seguir até esta sexta-feira, 3/3. Ao final dos trabalhos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) vai entrar em ação com o plantio de mudas no entorno do igarapé.
Obras de revitalização
PUBLICIDADE
O trecho entre a Rua João Câmara e Rio Valpes, que recebe atualmente ações de limpeza e consciência ambiental, faz parte da segunda etapa das obras do sistema viário do Corredor Ecológico do Mindu. A primeira etapa foi entregue em 26 de março de 2013, recebendo o nome de Nathan Lemos Xavier de Albuquerque.