Primeiro bebê do Natal no Amazonas nasceu no Instituto Dona Lindu em Manaus
Parto ocorreu no Instituto Dona Lindu.

Foto: Divulgação
Notícias de Manaus – O primeiro bebê do Natal de 2025 na rede estadual de saúde do Amazonas nasceu exatamente à 0h01 desta quinta-feira (25), no Instituto da Mulher Dona Lindu, em Manaus. O recém-nascido, batizado de Max Gabriel, veio ao mundo por meio de parto cesariano, com 4,340 quilos, 52 centímetros e 40 semanas de gestação. As informações foram confirmadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
PUBLICIDADE
Filho do casal Inês do Carmo, de 39 anos, e Maximino Lima, de 41, Max Gabriel é natural de uma família que reside na comunidade do Ariaú, no município de Iranduba, localizado a cerca de 27 quilômetros de Manaus. Segundo a mãe, as contrações começaram ainda na terça-feira (23), o que motivou a ida antecipada da família à capital para buscar atendimento especializado.
- Foto: Divulgação
Emoção marca o nascimento do primeiro bebê do Natal
Mãe de outros três filhos, Inês destacou a emoção de dar à luz justamente na virada do Natal. “Esperei muito por esse dia. Foram meses de expectativa e, agora, posso finalmente conhecer meu bebê”, afirmou. O pai, Maximino, também ressaltou o acolhimento recebido na unidade. “Fomos muito bem atendidos. Ficamos surpresos e felizes em saber que nosso filho foi o primeiro a nascer no Natal”, relatou.
- Foto: Divulgação
Após o parto, mãe e bebê seguem internados, recebendo assistência integral da equipe multiprofissional do Instituto Dona Lindu. De acordo com a unidade, o quadro clínico de ambos é estável e a previsão de alta hospitalar é de até 72 horas.
Símbolo de esperança para profissionais e famílias
Para a equipe do Instituto Dona Lindu, que integra o Complexo Hospitalar Sul ao lado do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, o nascimento do primeiro bebê do Natal tem um significado especial. A médica obstetra Simone Rangel destacou o simbolismo da data. “Trazer uma vida ao mundo já é emocionante. Em pleno Natal, esse momento ganha ainda mais significado. É um privilégio acolher uma nova vida, símbolo de esperança para todos nós”, afirmou.
PUBLICIDADE
Leia também: Saiba quem era o militar que morreu em grave acidente na manhã de Natal em Manaus
- Foto: Divulgação
Rede estadual preparada para o Natal
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, ressaltou que o nascimento de Max Gabriel reflete o preparo da rede estadual para atender a população mesmo em datas festivas. Segundo ela, o Governo do Amazonas mantém unidades estruturadas e profissionais de plantão para garantir atendimento humanizado, seguro e qualificado às gestantes e recém-nascidos.
Nayara também destacou avanços importantes na assistência obstétrica no estado. De acordo com dados da SES-AM, a mortalidade materna no Amazonas apresentou redução de 49,2% em 2024, em comparação ao ano anterior. O resultado, segundo a secretária, é fruto de investimentos contínuos na atenção materno-infantil, ampliação do pré-natal e funcionamento ininterrupto das maternidades.
Atendimento segue normal durante os feriados
A SES-AM informou que as 25 unidades de urgência e emergência da rede estadual na capital, incluindo sete maternidades, funcionam em regime de plantão 24 horas durante o Natal, Ano Novo e nos pontos facultativos. Mais de 21 mil profissionais de saúde atuam nesse período para garantir assistência à população.
Nos 61 municípios do interior, os hospitais também operam em plantão permanente, com apoio de UTI aérea e frota de ambulâncias, assegurando rapidez nos atendimentos e transferências. O nascimento de Max Gabriel, no primeiro minuto do Natal, reforça o compromisso da rede estadual com a vida, todos os dias do ano.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos








