Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Procon-AM apreende e descarta 13 kg de bacalhau vencido em supermercado de Manaus

O estabelecimento foi autuado e terá que prestar esclarecimentos sobre os itens.

Por Hugo Guimarães

21/08/2024 às 21:27

Foto: João Pedro

Notícias do Amazonas – O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) autuou, nesta quarta-feira (21/08), um supermercado localizado na avenida Coronel Teixeira, no bairro Ponta Negra, zona oeste de Manaus, por comercializar 13 quilos de bacalhau impróprio para o consumo.

PUBLICIDADE

Inicialmente, a equipe do Procon-AM foi ao local para investigar um pagamento realizado por um cliente via Pix, descontado de sua conta, mas não creditado na conta do supermercado. Posteriormente, os fiscais realizaram uma inspeção de rotina no estabelecimento e encontraram os alimentos com a data de validade expirada. O supermercado foi autuado e terá que prestar esclarecimentos sobre o fato.

O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, alerta os consumidores sobre a importância de sempre verificar a validade dos produtos e inspecionar possíveis danos nas embalagens. Ele ressalta que supermercados podem ser multados por comercializar produtos que representem riscos à saúde pública.

Foto: João Pedro

“Produtos impróprios para o consumo violam o direito à saúde, que está previsto no Código de Defesa do Consumidor, por isso, os consumidores devem estar atentos antes de realizar a compra, verificar a validade, embalagem e se estão com a devida refrigeração”, destacou Fraxe

Conforme o chefe de fiscalização do Procon-AM, Pedro Malta, o produto, além de estar com data de validade vencida, estava exposto em um dos corredores do supermercado, sem atender às condições mínimas de conservação.

PUBLICIDADE

“Os produtos foram encontrados fora da data de validade, e, além disso, os itens estavam expostos sem refrigeração adequada, descumprindo o que o próprio fornecedor determina para armazenamento, que é de refrigeração entre 0ºC e 5°C. Lavramos o auto de constatação e efetuamos o recolhimento e inutilização dos produtos, pelo risco que oferecem à saúde do consumidor”, explicou Malta.

Os alimentos foram apreendidos e descartados pelos fiscais do órgão. O supermercado foi autuado e terá o prazo de até 10 dias para se manifestar acerca do ocorrido. Além disso, será instaurado um processo administrativo para apurar as infrações à legislação consumerista e averiguar a possibilidade de aplicação de multa.

Canais de denúncias

Os consumidores que se sentirem de alguma forma lesados podem entrar em contato por meio dos telefones 0800 092 1512 ou 3215-4009, e o e-mail [email protected] para denúncias ou reclamações.

*Com informações da assessoria 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Amazonas

Adolescente desaparece após ser empurrado em rio durante atividade escolar em Barreirinha

Rômulo Carneiro de Castro, de 12 anos, está desaparecido no Paraná do Ramos; buscas mobilizam equipes de resgate.

há 28 minutos

Brasil

Milei critica socialismo, ataca Moraes e diz que impedimento de visita a Bolsonaro é “injustiça”

Presidente da Argentina participou da convenção do PL, oficializou apoio a Flávio Bolsonaro e fez críticas ao ministro Alexandre de Moraes.

há 49 minutos

Brasil

Milei chama Alexandre de Moraes de “lixo careca” durante convenção do PL

Presidente da Argentina criticou decisão que impediu visita a Jair Bolsonaro e declarou apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro.

há 1 hora

Eleições 2026

“Tiro no pé”: Pré-candidato ao Senado, Alberto Neto pode ter empresário Alessandro Bronze como suplente

Empresário ligado à concessão do Porto de Manaus foi citado em informação de bastidores divulgada durante as articulações para as eleições de 2026.

há 1 hora

Amazonas

Em Borba, Roberto Cidade reforça compromisso com o desenvolvimento no interior

Mandatário destacou a necessidade de fortalecer o desenvolvimento dos municípios do interior.

há 3 horas