O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Manaus

Procuradoras de Justiça Silvana Nobre e Sílvia Tuma são empossadas como novas corregedora e ouvidora do MP-AM

Cerimônia foi realizada no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, nesta sexta-feira.

Por Jonas Souza

14/03/2025 às 20:59 - Atualizado em 14/03/2025 às 21:00

Notícias de Manaus – Em cerimônia concorrida, com a presença de dezenas de autoridades, entre elas o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell, as procuradoras de Justiça Silvana Nobre de Lima Cabral e Sílvia Abdala Tuma foram empossadas, respectivamente, como novas corregedora e ouvidora-gerais do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), para o biênio 2025-2027. O evento, prestigiado por servidores, promotores e procuradores de Justiça, teve como palco o auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, no fim da tarde desta sexta-feira (14/03).

A nova corregedora-geral, procuradora Silvana Nobre, foi eleita no dia 11 de fevereiro deste ano. Titular da 5ª Procuradoria de Justiça, ingressou no MPAM há 34 anos e é doutora em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

PUBLICIDADE

“A tarefa não é simples, mas tenho certeza de que não caminharei sozinha, porque o Ministério Público Amazonense é feito de muitos braços. Os anos em que atuei no Conselho Superior me deram a comprovação de que cada órgão e cada agente do Ministério Público constitui uma peça indispensável ao funcionamento desta gigantesca engrenagem, cuja atuação ajustada é certamente condição para a defesa dos direitos e interesses dos que são alcançados pelas ações deste órgão”, afirmou a agora corregedora.

Já a nova ouvidora-geral, procuradora de Justiça Sílvia Tuma deixa o posto de corregedora para assumir o principal canal de comunicação do MP com a população. Ela, que foi aclamada no dia 10 de fevereiro, ingressou no Ministério Público em 1989 como promotora de Justiça substituta e é especializada em Direito Processual Civil em Direito Ambiental pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

“Na data de hoje, tomo posse no honroso cargo de ouvidora-geral do Ministério Público, posição com a qual também me honrou o egrégio Colégio de Procuradores de Justiça, ao qual agradeço pela confiança em mim depositada. Comprometo-me, mais uma vez, a empenhar-me integralmente para contribuir com o engrandecimento da atuação ministerial e com a restauração da posição do Ministério Público como garantidor dos direitos cidadãos do nosso Estado”, agradeceu a ouvidora-geral.

PUBLICIDADE

PGJ exalta procuradoras

Presente ao evento, a procuradora-geral de Justiça (PGJ), Leda Mara Albuquerque, elogiou as novas corregedora e ouvidora, enaltecendo a luta das mulheres brasileiras, “ainda tão vilipendiadas em seus mais básicos direitos”. “Em um momento histórico da vida nacional, em que a sociedade ainda se questiona sobre o real papel da mulher nas esferas de poder, a ascensão das ilustres procuradoras reafirma a força das mulheres em setores tradicionalmente dominados por figuras masculinas, não somente aqui, como em outras instituições, provando que a competência, o talento, a dedicação e o compromisso com os princípios informadores da justiça não têm gênero”, comentou a PGJ.

PUBLICIDADE

Segundo ela, ambas, sem dúvida, personificam exemplos inspiradores para todas as mulheres que lutam por mais espaços de liderança, “mostrando a todas as gerações que o poder da justiça é igualmente de homens e mulheres e que, juntos, podemos construir um ambiente mais justo e equânime para todos”.

Sobre os órgãos auxiliares

PUBLICIDADE

A Corregedoria-Geral é o órgão que possui a função de administrar, disciplinar, orientar e fiscalizar as atividades funcionais dos servidores e membros do MP, além de avaliar os resultados das atividades das demais unidades do Ministério Público. A Corregedoria realiza correições, que consistem na ampla análise das atividades, procedimentos de trabalho e da conduta funcional de seus servidores.

A Ouvidoria-Geral, por sua vez, é um órgão auxiliar do Ministério Público integrado diretamente à estrutura administrativa da Procuradoria-Geral de Justiça. É responsável por receber, examinar e encaminhar todas as denúncias, reclamações, elogios, sugestões e outras solicitações da sociedade referentes aos procedimentos e ações de agentes ministeriais. Detém independência funcional em relação aos demais órgãos do MP, sem relação de hierarquia.

Acompanhar as notícias de Manaus é essencial para quem deseja estar por dentro do que está acontecendo na cidade. Manaus é repleta de história e cultura. Nossa equipe está sempre nas ruas, trazendo as notícias de Manaus com a urgência e a precisão que os eventos da capital amazonense demandam.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Brasil

Fernando Collor é transferido para presídio em Maceió após audiência

O ex-presidente foi preso nas primeiras horas da manhã, por volta das 4h.

há 13 minutos

Curiosidades

Mãe descobre câncer com ajuda do ChatGPT após meses de sintomas ignorados

Foi apenas depois de uma pesquisa online que Marly se deparou com informações sobre o linfoma de Hodgkin.

há 20 minutos

Curiosidades

Jovem de 21 anos com envelhecimento precoce desafia expectativas e emociona a web

História de superação de Kleydy das Dores inspira milhares ao compartilhar sua jornada contra uma condição rara e desafiadora.

há 31 minutos

Manaus

David Almeida, Eduardo Braga e Omar Aziz lançam movimento ‘Amazonas Forte de Novo’ com união histórica de lideranças

O movimento visa estabelecer uma aliança duradoura entre diferentes segmentos políticos e sociais para impulsionar projetos estratégicos.

há 31 minutos

Amazonas

Prefeito de Tefé é notificado pelo MP-AM para cancelar shows com Pablo e outros artistas

A recomendação cita prejuíza público e foi enviada ao prefeito Nicson Marreira (União Brasil).

há 36 minutos