Pesquisar por em AM POST

Manaus

Saiba como agendar exame para rastreio de câncer de próstata em Manaus

Inicialmente, serão ofertados 50 exames por mês, com contrato de um ano com a AstraZeneca, sem custos para a FCecon.

  • Por AM POST

  • 18/08/2021 às 17:36

  • Leitura em três minutos

Redação AM POST

Homens com 50 anos ou mais poderão realizar, na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), o exame Antígeno Prostático Específico (PSA), que é um dos métodos de rastreio e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Os pacientes serão triados em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e encaminhados para o exame na Fundação a partir deste mês de agosto, por meio de convênio com a farmacêutica AstraZeneca.

PUBLICIDADE

O objetivo do convênio é realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata, tratando a doença no início, segundo o coordenador do projeto, urologista da FCecon, Giuseppe Figliuolo.

“Iremos ofertar, na Fundação Cecon, o exame de PSA gratuitamente para a comunidade. O intuito é fazer um vínculo entre a saúde primária (rede básica de saúde) e a saúde terciária (FCecon), oferecendo o diagnóstico precoce do câncer de próstata”, afirma Figliuolo. Há, ainda, propostas para desenvolver estudos epidemiológicos e clínicos, avaliando a incidência do câncer de próstata no Amazonas.

Projeto – Através do projeto Icon, a AstraZeneca encaminhou equipamentos para resultados rápidos de exames de PSA para cinco hospitais de referência no tratamento do câncer no Brasil. A FCecon foi escolhida na região Norte.

PUBLICIDADE

Inicialmente, serão ofertados 50 exames por mês, com contrato de um ano com a AstraZeneca, sem custos para a FCecon. A parceria pode ser prorrogada por mais um ano.

Como fazer o exame – Os pacientes interessados não devem procurar a FCecon para fazer o exame. Eles, primeiramente, serão triados em UBSs, para então serem encaminhados para fazer o PSA na Fundação.

PUBLICIDADE

“Esse projeto é muito importante para a FCecon, referência em Oncologia. Estamos buscando auxiliar a saúde primária na detecção precoce do câncer de próstata, o que reduzirá custos com os tratamentos da doença na Fundação”, afirma o gerente do Laboratório de Análises Clínicas da FCecon, farmacêutico-bioquímico Carlos Urtiga, responsável pelo projeto na instituição.

Diagnóstico precoce – O PSA é uma das formas para detectar precocemente o câncer de próstata. Através do exame, que é feito por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue, são identificadas alterações na próstata. O exame é feito regularmente na rede básica de saúde.

PUBLICIDADE

Giuseppe Figliuolo destaca que os homens, a partir dos 50 anos de idade, não devem deixar de fazer seus exames de rotina anualmente. Além do PSA, o exame de toque retal é essencial para detectar alterações na próstata.

Homens que possuem casos de câncer de próstata na família ou que são da raça negra, que têm maiores chances de desenvolver a doença, devem iniciar os exames de rastreio a partir dos 45 anos.

Tratamento – A FCecon ofertará apenas o exame de PSA. Portanto, a população masculina deve procurar a rede básica de saúde para fazer o exame de toque retal. Em caso de alteração no PSA ou no toque, o paciente será encaminhado para o ambulatório de Urologia da FCecon, se houver suspeita de câncer, para fazer uma biópsia e seguir o tratamento.

As chances de cura em casos diagnosticados precocemente chegam a 90%.

Acompanhar as notícias de Manaus é essencial para quem deseja estar por dentro do que está acontecendo na cidade. Manaus é repleta de história e cultura. Nossa equipe está sempre nas ruas, trazendo as notícias de Manaus com a urgência e a precisão que os eventos da capital amazonense demandam.

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank