Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Sindicato alvo da CPMI do INSS aparece como apoiador de Lula, Omar Aziz e Braga em outdoor fixado em Manaus

Investigado por descontos ilegais, sindicato fortalece imagem de líderes políticos.

Por Natan AMPOST

19/09/2025 às 18:55

Notícias de Manaus – “O Amazonas vai de Lula, Omar e Eduardo pela reconstrução da BR-319 já”, diz mensagem de um outdoor instalado em ruas de Manaus que tem como financiadores o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi/FS), entidade integrante do rol de investigados pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura os descontos ilegais realizados no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

PUBLICIDADE

De acordo com documentos da comissão, os descontos indevidos somaram R$ 1,084 bilhão e prejudicaram cerca de 1,6 milhão de aposentados e pensionistas, entre março de 2020 e março de 2025. Apesar de terem se iniciado em gestões anteriores, os relatórios apontam que foi durante o governo Lula que os valores cresceram de forma mais significativa.

O Sindnapi/FS tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O parentesco reforça as críticas sobre possíveis vínculos políticos e questiona a lisura do apoio declarado do sindicato a à pré-candidatura do senador Omar Aziz (PSD-AM) ao Governo do Amazonas.

A peça publicitária associa a imagem de Lula e dos senadores Omar Aziz e Eduardo Braga (MDB-AM), em defesa da pavimentação da BR-319, pauta que vem sendo explorada politicamente para as eleições de 2026. O fato de o material estar ligado a um sindicato sob investigação da CPMI do INSS amplia as críticas e coloca ainda mais pressão sobre os envolvidos.

No entanto, ao invés de ajudar Lula atrapalha, ao vetar trecho do projeto de lei que flexibilizaria regras de licenciamento ambiental que beneficiaria a pavimentação da BR-319. Agora parlamentares do Amazonas lutam para derrubar o veto.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Brasil

SUS pode oferecer PrEP injetável contra HIV com aplicação a cada dois meses

Ministério da Saúde vai pedir à Conitec a avaliação do cabotegravir para inclusão na rede pública;

há 5 horas

Política

Plinio Valério aumenta em 115% gastos com autopromoção em período pré-eleitoral

Despesas com comunicação, impulsionamento de redes sociais, viagens e estrutura regional cresceram durante o atual mandato do senador amazonense.

há 6 horas

Amazonas

Thaisa Cidade lança movimento feminino em Manaus com participação de cerca de 300 mulheres

“Mulheres com Cidade” reuniu participantes das zonas Norte e Leste da capital e promoveu palestras sobre liderança, comunicação e desenvolvimento pessoal.

há 6 horas

Brasil

Traficantes são condenados a até 28 anos por morte da influenciadora Aline Borel no RJ

Segundo o Ministério Público, Aline Borel dos Santos foi confundida por integrantes do Comando Vermelho com uma informante de milicianos rivais e atraída para uma emboscada em Araruama.

há 7 horas

Amazonas

Família agradece a Wilson Lima pelo Auxílio Estadual e diz que benefício ajuda com gás, remédios e alimentação

Durante visita a Carauari, ex-governador e pré-candidato ao Senado ouviu relatos de beneficiários que afirmam que o Auxílio Estadual.

há 7 horas