Pesquisar por em AM POST

Manaus

Sindicato entra com ação contra grupo Atem após refinaria de Manaus não entregar dados de produção de combustíveis

A ação civil pública é movida pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Petróleo e Derivados do Estado do Amazonas (Sindipetro).

  • Por AM POST

  • 13/05/2024 às 08:15

  • Leitura em 1 minuto

Notícias de Manaus – O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Petróleo e Derivados do Estado do Amazonas (Sindipetro) entrou com uma ação civil pública contra o grupo Atem, na quarta-feira (8), responsável pela gestão da Refinaria da Amazônia (Ream), devido à falta de divulgação de informações obrigatórias sobre a produção de combustíveis. Paralelamente, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) também abriu autos de infração sobre o caso, os quais ainda estão em tramitação.

Conforme o sindicato, a empresa enviou com atraso à agência os relatórios referentes aos meses de junho a dezembro de 2023 e ainda não forneceu os dados relativos a janeiro a março de 2024.

PUBLICIDADE

Para o Sindipetro esse cenário levanta dúvidas sobre a continuidade das atividades de refino na unidade, bem como traz incertezas quanto ao abastecimento local e riscos de desabastecimento. A defesa do sindicato suspeita de que a refinaria tenha interrompido suas operações de processamento e atualmente atue apenas como uma estrutura de apoio logístico para a distribuição de derivados importados.

A ANP já abriu pelo menos dois processos internos relacionados ao caso, em julho e outubro de 2023. Segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a ANP informou ao Sindipetro-AM que não realizou fiscalizações presenciais na Reman durante o período de setembro a dezembro de 2023.

A Ream é a antiga Refinaria Isaac Sabbá (Reman), que foi vendida no processo de desinvestimento da Petrobras e adquirida pela Atem.

PUBLICIDADE

A reportagem do Portal AM Post procurou a assessoria da Atem para solicitar esclarecimentos sobre o assunto e aguarda o posicionamento.

Acompanhar as notícias de Manaus é essencial para quem deseja estar por dentro do que está acontecendo na cidade. Manaus é repleta de história e cultura. Nossa equipe está sempre nas ruas, trazendo as notícias de Manaus com a urgência e a precisão que os eventos da capital amazonense demandam.

O AM Post apoia a causa autista
blank

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

- Anne Alvarez

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank