Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Supermercado em Manaus é autuado por vender alimentos vencidos e adulterar validade de produtos

O supermercado terá 10 dias, a partir da notificação, para apresentar sua defesa.

Por Beatriz Silveira

28/05/2025 às 17:39

Notícias de Manaus – Durante uma operação de fiscalização realizada na última terça-feira (27/05), o Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) identificou uma série de infrações em um supermercado situado na avenida Coronel Teixeira, bairro Nova Esperança, zona oeste de Manaus. A inspeção ocorreu após denúncias sobre a venda de produtos impróprios ao consumo.

PUBLICIDADE

Ao todo, foram encontrados cerca de 25 quilos de alimentos em condições inadequadas para o consumo humano, incluindo carnes, salsichas, moelas congeladas, sardinhas e até produtos de limpeza fora dos padrões exigidos. Um dos principais problemas detectados foi a adulteração da data de validade em bandejas de carne suína: a etiqueta original indicava vencimento no dia 25/05, mas foi substituída de forma visível por outra com data postergada para 28/05.

Leia também: Procuradora do Trabalho é identificada como a motorista que arrastou moto de entregador por avenida em Manaus

Diante das irregularidades, o estabelecimento foi autuado com base nos artigos 08, 18, 37 e 38 do Código de Defesa do Consumidor. A prática de alterar datas de vencimento é considerada grave, pois representa risco direto à saúde pública e pode configurar crime de fraude.

O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, destacou a importância da atuação do órgão na proteção dos consumidores e reforçou que denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 092 1512 ou diretamente na sede do Procon-AM, na avenida André Araújo, bairro Aleixo.

PUBLICIDADE

O supermercado terá 10 dias, a partir da notificação, para apresentar sua defesa. Caso contrário, poderá sofrer sanções mais severas. O caso será ainda encaminhado à Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon) para apuração criminal.

O Procon-AM lembra que a responsabilidade pela fiscalização sanitária dos produtos é da Vigilância Sanitária, órgão técnico responsável por garantir a segurança e qualidade dos alimentos e itens comercializados.

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Brasil

‘Meu Deus, quem me mandou um corpo?’: vereadora recebe cachorro morto dentro de caixa

Deza Guerriero acreditava ter recebido um presente na Câmara de Novo Hamburgo, mas encontrou o corpo de um animal e denunciou o caso à polícia.

há 7 horas

Brasil

Prouni 2026 abre inscrições para mais de 471 mil bolsas; veja prazo e quem pode participar

Candidatos têm até sexta-feira (10) para concorrer a bolsas integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior.

há 7 horas

Política

Guerra política entre Mayra Dias e Brena Dianná esquenta às vésperas das eleições após decisão do TCE-AM

Decisão do TCE-AM adiciona um novo capítulo à disputa entre as duas deputadas, que travam uma acirrada batalha pelo eleitorado de Parintins.

há 7 horas

Polícia

Justiça manda soltar investigador preso pela PF em caso de 77 kg de ouro ilegal no Amazonas

Luciano Granjeiro era apontado como “piloto” de viatura usada para transportar ouro durante assalto.

há 8 horas

Brasil

PEC do fim da escala 6×1: Alcolumbre reage a pressão do PT e diz que não aceita “ultimatos”

Presidente do Senado afirmou que a proposta ainda precisa passar por debate na CCJ antes de avança.

há 8 horas