Supermercados passam por vistorias para conferir cumprimento de medidas de prevenção à Covid-19

Ao todo, seis comércios foram vistoriados.

Redação AM POST

Seis supermercados localizados em bairros da zona norte de Manaus foram vistoriados pelas equipes da Central Integrada de Fiscalização (CIF), na tarde desta quarta-feira (07/04). Pela segunda semana seguida, os estabelecimentos do setor estão sendo acompanhados devido às denúncias de aglomeração e possível descumprimento de medidas de prevenção da Covid-19, como a não utilização de máscara por clientes e até funcionários.

Continua depois da Publicidade

Nesta quarta-feira, houve apenas orientações nos seis estabelecimentos visitados, sem autuações. Em alguns dos locais, foram encontrados clientes circulando sem máscaras. Foram fiscalizados supermercados nos bairros Nova Cidade, Cidade de Deus e Cidade Nova. Além de cobrar as medidas sanitárias preventivas contra a Covid-19, os fiscais também observaram mercadorias e as condições de equipamentos. Foi com esse pente fino que, no sábado (03/04), as equipes apreenderam e inutilizaram 120 quilos de carne estragada em um mercado no bairro Betânia, na zona sul da capital.

Apesar de não encontrar irregularidades, os agentes dos órgãos que compõem a CIF precisaram fazer orientações. No Super Nova Cidade, a recomendação foi para ampliar a distribuição de álcool em gel no interior do estabelecimento, instalar proteções acrílicas nos caixas e monitorar o uso adequado de máscaras por funcionários da área de açougue. Os fiscais também pediram para melhorar a distribuição de álcool em gel no DB Nova Cidade, que fica no bairro de mesmo nome, e no Baratão da Carne e Mercadinho São Jorge, situados na Cidade de Deus.

Já no Supermercado Atack da avenida Max Teixeira, Cidade Nova, a orientação foi por instalar proteções acrílicas ou oferecer viseiras faciais aos funcionários. No supermercado Coema, os fiscais não identificaram inconformidades.

Continua depois da Publicidade

O fiscal sanitário da Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus), Fabrício Barros, enfatizou a importância do uso correto de máscara e do álcool em gel nesses estabelecimentos. “Hoje a ação foi mais para orientação sanitária, sem nenhuma autuação na parte da tarde. Porém, foram prestados esclarecimentos para os gerentes e representantes dessas lojas a respeito de manutenção e das medidas de prevenção”, pontuou.

A CIF comercial ocorre em dias da semana, de manhã e à tarde. Os locais de vistoria são definidos a partir de denúncias da população ao 190 e também a partir de levantamentos dos órgãos integrantes.

Continua depois da Publicidade

Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), participaram da CIF comercial desta quarta-feira a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e Visa Manaus.

* Com informações da assessoria de imprensa

Continua depois da Publicidade