Além de manter a limpeza nos bairros, igarapés, comunidades ribeirinhas e orla da cidade, a Prefeitura de Manaus também cuida da manutenção dos terminais de ônibus da cidade. A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) é quem vem coordenando a programação de limpeza desses locais nas últimas semanas.
“Por determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, estes espaços estão passando por serviços de limpeza e lavagem. Nas últimas semanas, já foram feitos os trabalhos no Terminal 2 e estamos avançando no Terminal 3 e, em breve, os demais serão atendidos. Nossa meta é melhorar as condições de higiene desses locais que recebem tantas pessoas todos os dias”, comentou o secretário da Semulsp, Paulo Farias, referindo-se às estações da Cachoeirinha, zona Sul e Cidade Nova, zona Norte.
PUBLICIDADE
O cronograma de limpeza dos terminais é feito periodicamente, seguindo também a programação de manutenção desses espaços por parte da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU). Até o fim de novembro, equipes da Semulsp devem retornar com as ações nos terminais de integração da cidade.
Para não atrapalhar a rotina do sistema de transporte urbano, as equipes de limpeza atuam no período da madrugada. “Temos equipes atuando no terceiro turno em muitas modalidades de limpeza, como varrição, capinação, coleta e lavagem de terminais viários e feiras volantes. Isso acontece porque, muitas vezes, a limpeza avança mais rapidamente quando há menos movimento e precisamos entregar as áreas públicas de volta à população limpas”, concluiu o secretário.
O frentista Isaac Santos, que utiliza o Terminal 3 todos os dias, classificou os serviços de limpeza como importantes para manter a cidade mais limpa. “Eu acho interessante manter os terminais sempre limpos. Acredito, inclusive, que a própria população poderia colaborar também para que a cidade permaneça limpa”, comentou.