Pesquisar por em AM POST

Manaus

Titular da Semad e subsecretário César Marques são confrontados por vereadores na CMM devido sucateamento do Manausmed

Os dados apresentados pelos representantes da pasta foram contestados por alguns parlamentares presentes no plenário.

  • Por AM POST

  • 06/03/2024 às 17:26

  • Atualizado em 06/03/2024 às 17:28

  • Leitura em quatro minutos

Notícias de Manaus-Durante Cessão de Tempo nesta quarta-feira (06/03), no plenário Adriano Jorge da Câmara Municipal de Manaus (CMM), titulares da Secretaria Municipal de Administração de Manaus (Semad), apresentaram dados referentes a atendimentos do Serviço de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Manaus (ManausMed) e foram confrontados por parlamentares.

O secretário Ebenezer Bezerra e o subsecretário César Marques explanaram, por aproximadamente 15 minutos cada um, informações sobre os serviços prestados aos servidores nos meses de janeiro e fevereiro.

PUBLICIDADE

De acordo com os titulares, neste período a ManausMed realizou mais de 19 mil atendimentos ambulatoriais e mais de 7 mil atendimentos de urgência e emergência. Os dados foram contestados por alguns parlamentares presentes no plenário.

“Subsecretário César você subiu em plenário e disse que que tem 19.655 mil atendimentos somente em 2024 e que tem 21 servidores da prefeitura de Manaus internados na Beneficente Portuguesa. Eu liguei para o presidente da Beneficente, Leopoldo, e ele me disse que tem dois na UTI e cinco na enfermaria, qual é a comissão que rever esses números?”, questionou o vereador Wiliam Alemão.

O vereador Rodrigo Guedes (Podemos) também também perguntou de César sobre o sucateamento da ManausMed e o reajuste feito no ano passado.

PUBLICIDADE

“No dia 10 de julho de 2023 o secretário Cesar veio aqui na CMM e disse que precisava do reajuste de 3 para 4,5% para fazer com que a ManausMed funcionasse. A verdade é que a ManausMed não está funcionando, está sucateada e ai eu desfaio vocês a fazer o questionamento nas redes sociais da Prefeitura de Manaus ouvindo os servidores públicos municipais, mas sem apagar as respostas. A realidade de todos os dias é que os servidores reclamam de sucateamento, de abandono da ManausMed. Com todo respeito, a realidade é que sobre o discurso aqui o servidor na ponta não vê nenhum tipo de melhoria”, disse.

“A falta de médico não é só do Amazonas, mas do Brasil, ainda assim estamos travando essa guerra e colocando profissionais nos hospitais para que nossos servidores sejam atendidos da melhor forma possível”, destacou o subsecretário.

PUBLICIDADE

Também foram feitos questionamentos referentes à suspensão da licitação que teve como vencedora a operadora Hapvida, que passaria a fazer os atendimentos dos servidores públicos por meio da ManausMed.

Parlamentares como o vereador Rodrigo Guedes (Podemos), questionaram que, se o plano de saúde está funcionando bem, não haveria motivos para uma troca de empresa para administrar o plano.

PUBLICIDADE

“O que foi feito na licitação foi de modo totalmente legal por parte da Prefeitura, para trocar o plano de saúde da ManausMed por uma empresa privada para melhor atender os servidores. Mas em visitas feitas pelo prefeito a secretarias municipais, os próprios servidores pediram a manutenção do atual plano de saúde, o que foi atendido pelo prefeito de Manaus”, destacou o secretário Ebenezer Bezerra.

O vereador Lissandro Breval (Avante) protocolizou um requerimento que pede a realização de Audiência Pública para discutir a problemática denunciada por prestadores de serviços e usuários da Manausmed.

“O que chega de denúncia não condiz com o que a prefeitura tenta passar. A conta não fecha. Recebemos denúncias de profissionais que estão há meses sem receber, de clínicas suspendendo atendimento e de cirurgias demorando muito para serem liberadas. Precisamos de esclarecimentos detalhados sobre a atual realidade do Manausmed, afinal, o servidor segue com valor sendo descontado no contracheque sem sequer conseguir o atendimento desejado”, afirmou o vereador.

Acompanhar as notícias de Manaus é essencial para quem deseja estar por dentro do que está acontecendo na cidade. Manaus é repleta de história e cultura. Nossa equipe está sempre nas ruas, trazendo as notícias de Manaus com a urgência e a precisão que os eventos da capital amazonense demandam.

O AM Post apoia a causa autista
blank

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

- Letícia Butterfield

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank