Notícias de Manaus– O titular da Secretaria de Comunicação Municipal de Manaus (Semcom), jornalista Israel Conte, está usando de artifícios judiciais para tentar intimidar e cercear a liberdade de imprensa do Portal AM POST. O secretário divulgou nesta terça-feira (20) o registro de um Boletim de Ocorrência em seu perfil no Instagram alegando que o alvo da acusação vai responder na justiça por injúria.
De acordo com informações da denúncia, o secretário acusa o portal de publicar matéria caluniosa que aponta atrasos nos pagamentos a veículos de comunicação locais, como portais e blogs, por serviços prestados à prefeitura de Manaus. A informação é baseada na denúncia de fontes que relataram na reportagem a situação, alguns afirmam ter restos a pagar do ano de 2022. O fato inclusive foi repercutido por outros veículos de comunicação.
PUBLICIDADE
A Constituição da Republica Federativa do Brasil garante a livre manifestação do pensamento (art. 5º, IV). Tal garantia, certamente, abrange o direito de emitir opiniões e de tecer críticas a determinadas pessoas, sobretudo, quando se trata de pessoas públicas.
Um dos aspectos mais graves da denúncia é a acusação feita pelo secretário sem apresentar provas concretas. Israel aponta o responsável pelo portal como suspeito de ter produzido e divulgado um vídeo anônimo acusando-o de favorecer portais sediados em Parintins. Possivelmente, por ter visto a reportagem negativa a sua gestão a frente da Semcom, logo o secretário tentou atrelar a criação do vídeo a mesma pessoa. Vale destacar que essa alegação é totalmente sem fundamento.
Israel Conte estaria utilizando deste Boletim de Ocorrência como uma forma de intimidação ao administrador do portal e de certa forma tentar afetar a reputação do site.
PUBLICIDADE
O portal AM POST se destaca no mercado como um veículo de comunicação que atua há 10 anos, levando informação com credibilidade, sem nunca ter sofrido esse tipo de intimidação por parte de um secretário de comunicação de nenhum órgão. A equipe jurídica do AM POST já está tomando providencias cabíveis.