A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Manaus

UEA recebe terrenos da Alfândega e do Selva Park para expansão em Manaus

Doação permitirá criação de mini campus e uso de prédio histórico para Escola de Artes e Turismo.

Por Hugo Guimarães

25/09/2025 às 10:04

UEA recebe terrenos da Alfândega e do Selva Park para expansão em Manaus

Foto: Reprodução

Notícias de Manaus – A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) anunciou nesta sexta-feira (19) a posse dos terrenos da Alfândega, no centro de Manaus, e do antigo Selva Park, no bairro Da Paz, na Zona Centro-Oeste, como parte do plano de expansão da instituição. A informação foi confirmada pelo reitor André Zogahib durante a cerimônia de posse de diretores, coordenadores de qualidade e coordenadores de curso.

PUBLICIDADE

A doação foi feita pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU), com apoio do deputado estadual Sinésio Campos (PT-AM). Segundo o reitor, o prédio histórico da Alfândega, que teve aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/AM), será utilizado como ponto de referência para a Escola de Artes e Turismo, servindo para exposições, mostras e outras atividades acadêmicas.

Leia mais: Lula admite possibilidade de reunião presencial com Donald Trump e fala em aproximação entre Brasil e EUA

Já o terreno do Selva Park, um antigo balneário que funcionou até 2012, será usado para a construção de um mini campus. A medida visa reduzir gastos da universidade com aluguel e manutenção de prédios na capital. O espaço de 142 mil metros quadrados permitirá a transferência de parte das estruturas atualmente em prédios alugados, gerando economia à instituição.

O reitor destacou que os trâmites legais para a transferência e ocupação dos terrenos estão em fase final e que, por enquanto, não há previsão de início das obras. As operações de posse não terão custos para a UEA.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Amazonas

Caprichoso e Garantido empatam na primeira noite do Festival de Parintins com 419,6 pontos

Leitura das notas da apuração revelou igualdade entre os bois-bumbás após a primeira noite de apresentações do 59º Festival Folclórico de Parintins.

há 3 minutos

Polícia

Festival de Parintins 2026 termina sem homicídios e com queda de 51% nos furtos, diz SSP-AM

Balanço da Secretaria de Segurança Pública aponta redução nos índices de criminalidade, oito prisões e reforço tecnológico durante os dias do festival.

há 21 minutos

Amazonas

Roberto Cidade inaugura novo núcleo da UEA em Boa Vista do Ramos com capacidade para 600 alunos

Nova unidade da Universidade do Estado do Amazonas amplia o acesso ao ensino superior gratuito.

há 22 minutos

Esporte

Próximo jogo do Brasil na Copa: veja data e horário nas oitavas de final

Seleção Brasileira derrotou os japoneses por 2 a 1 e agora terá quase uma semana de preparação para o mata-mata do Mundial.

há 1 hora

Amazonas

Caprichoso conquista o pentacampeonato do Recicla, Galera 2026 no Festival de Parintins

Boi azul vence a edição de 2026 da competição ambiental e reforça liderança em ações de reciclagem durante o Festival Folclórico de Parintins.

há 1 hora

Ao Vivo