O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Manaus

Unicef alerta sobre qualidade do ar insalubre no Amazonas

Há três dias a fumaça de queimadas deixa Manaus encoberta.

12/08/2024 às 17:43 - Atualizado em 13/08/2024 às 17:25

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou um alerta, nesta segunda-feira (12), aos municípios do Amazonas atingidos pela fumaça das queimadas durante o período de seca.

Há três dias, a capital do estado, Manaus, mantém áreas encobertas voltando a registrar imagens semelhantes as de outubro de 2023, quando em um único dia, havia 1,6 mil focos de incêndio ativos no estado.

PUBLICIDADE

De acordo com a plataforma que mede o Índice de Qualidade do Ar (AQI) em tempo real da fundação IQAir, a cidade de Manaus registra atualmente qualidade insalubre para pessoas sensíveis, com alerta laranja para impactos como desconforto respiratório para crianças e idosos, e pessoas acometidas por doenças pulmonares e cardíacas.

O alerta considera a concentração dos oito principais poluentes no ar e os efeitos associados à saúde, em uma escala de seis níveis, sendo o laranja o quarto mais grave.

A nutricionista e consultora do Unicef em Manaus nas áreas de emergência, saúde e nutrição, Neideana Ribeiro, orienta que o cuidado com as crianças nessas cidades precisa ser redobrado.

PUBLICIDADE

“É melhor evitar a exposição fora de casa, ao ar livre, e esperar a melhoria da qualidade do ar para que a criança tenha a possibilidade de sair e brincar fora”, explica.

De acordo com a profissional, também é necessário aumentar a hidratação e fazer o uso de máscara nos momentos de maior exposição. Para pessoas com problemas respiratórios, como asma, é necessário manter em casa medicamentos para alívio dos sintomas, conforme a orientação médica.

PUBLICIDADE

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES-AM), foi acionada pela reportagem da Agência Brasil, mas até o momento da publicação da matéria não houve resposta.

Fogo

PUBLICIDADE

Com o início do período de estiagem e o alerta da Defesa Civil do estado de baixos níveis da Bacia do Amazonas, o governo estadual decretou situação de emergência em Manaus e outras 22 cidades.

Também foi proibida a prática de atear fogo, com ou sem uso de técnicas de queima controlada nas cidades de Apuí; Novo Aripuanã; Manicoré; Humaitá; Canutama; Lábrea; Boca do Acre; Tapauá; Maués; Manaus; Iranduba; Novo Airão; Careiro da Várzea; Rio Preto da Eva; Itacoatiara; Presidente Figueiredo; Manacapuru; Careiro Castanho; Autazes; Silves; Itapiranga; e Manaquiri.

Desde o início do mês de agosto, o estado registrou pouco mais de 3 mil alertas para focos de incêndio, segundo o Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os municípios mais atingidos são Apuí, Novo Aripuanã e Lábrea.

Agência Brasil

Acompanhar as notícias de Manaus é essencial para quem deseja estar por dentro do que está acontecendo na cidade. Manaus é repleta de história e cultura. Nossa equipe está sempre nas ruas, trazendo as notícias de Manaus com a urgência e a precisão que os eventos da capital amazonense demandam.

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

Abrafarma: Venda de medicamentos em supermercados avança no Congresso, mas proposta tem riscos

Proposta apoiada pela Abrafarma prevê instalação de farmácias completas em supermercados, mas entidade alerta para riscos à saúde pública e critica restrições à telemedicina e marcas próprias.

há 10 minutos

Manaus

Operação em supermercados de Manaus descarta mais de 1.200 produtos impróprios para consumo

Fiscais do Procon Manaus e da Visa apreenderam itens vencidos, mal armazenados e até contaminados por pragas em seis estabelecimentos.

há 1 hora

Brasil

Cabaré cobra “Tarifa do Trump” em nota fiscal de americano

Estabelecimento cobra 50% a mais de cliente americano em resposta irônica à proposta de tarifa de Donald Trump contra o Brasil.

há 2 horas

Política

Líder do PT pede a Moraes prisão de Eduardo Bolsonaro por “sabotagem” diplomática

Segundo Lindbergh, o parlamentar promoveu uma verdadeira “sabotagem diplomática e política contra os interesses do país”.

há 2 horas

Polícia

Cadela da PM ajuda a apreender 25 kg de drogas em embarcação no Amazonas

Drogas estavam escondidas em caixa com peixes em barco vindo de Tefé.

há 2 horas