Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Unidades Móveis de Saúde da Mulher da prefeitura realizaram mais de 7,8 mil procedimentos em 15 dias

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Por Hugo Guimarães

15/08/2023 às 19:14 - Atualizado em 16/08/2023 às 08:08

Unidades Móveis de Saúde da Mulher em Manaus: 78 mil Procedimentos – Foto: Divulgação/Semsa

Em 15 dias de funcionamento, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus, já somam mais de 7,8 mil procedimentos realizados, entre eles exames de ultrassom diversos, mamografias, consultas médicas e de enfermagem e testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). As estruturas móveis coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciaram o atendimento à população feminina das zonas Norte, Leste e Oeste, nos dias 25 e 26/7.

Ao todo, as unidades itinerantes realizaram 7.824 procedimentos até a segunda-feira, 14/8. Nesse total se incluem, entre outros, 2.398 exames de ultrassom, dentre eles 306 de mama e 105 obstétricos; 919 coletas de preventivo do câncer de colo de útero; 715 mamografias; 1.671 consultas médicas; e 1.052 consultas de enfermagem. Foram ainda dispensados medicamentos de 479 receitas médicas.

A titular da Semsa Manaus, Shádia Fraxe, ressaltou o impacto positivo na prevenção e promoção da saúde de mulheres moradoras nas zonas atendidas pelo serviço móvel, principalmente aquelas que vivem em áreas mais carentes de serviços da atenção básica.

PUBLICIDADE

“Cada um desses exames e atendimentos prestados é um passo para a mulher no sentido de ter uma vida com mais saúde e bem-estar, e de prevenir ou tratar em tempo oportuno doenças como o câncer de colo de útero e o câncer de mama, que têm grande chance de cura quando identificados na fase inicial”, disse a secretária.

Conforme Shádia, as estruturas móveis ofertam atendimento exclusivo ao público feminino, em diferentes lugares em suas respectivas zonas geográficas de atuação, permanecendo em torno de 15 dias em cada local. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

“As estruturas contam com equipamentos para exames de ultrassom e raio-X, farmácia, além de equipes com médicos, enfermeiro, técnicos e assistentes administrativos, para dar à mulher acesso aos principais serviços da atenção básica em um só lugar”, pontua.

Unidades

Primeira das três Unidades Móveis de Saúde da Mulher a entrar em funcionamento, no dia 25/7, a estrutura da zona Norte somou 2.736 procedimentos em 15 dias, sendo 858 exames diversos de ultrassom, 281 mamografias, 602 consultas médicas e 370 de enfermagem. A unidade está posicionada atualmente na área externa do shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus.

A unidade da zona Leste iniciou os atendimentos no dia 26/7 e, até a última segunda-feira, realizou 2.599 procedimentos, dentre eles 249 exames de raio-X da mama e 856 ultrassonografias. A estrutura, que hoje se encontra no shopping São José, na avenida Cosme Ferreira, nº 4.605, bairro São José, ofertou ainda 568 consultas médicas e outras 386 de enfermagem.

PUBLICIDADE

Posicionada atualmente na rua Praia de Itaíba, s/nº, no bairro Tarumã, a estrutura que atende a zona Oeste foi inaugurada também em 26/7 e registrou 2.490 procedimentos realizados em 15 dias. O total inclui 685 exames de ultrassom, 185 mamografias e 797 consultas, das quais 501 com clínico geral e 296 de enfermagem. Foram ainda coletados 289 exames preventivos do câncer de colo de útero.

Atenção básica

Com capacidade para realizar até 17 mil procedimentos por mês, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Semsa visam facilitar o acesso da população feminina a ações de saúde na zona urbana de Manaus, em especial nas áreas de vazios assistenciais. O serviço ainda contribui para elevar a cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS) na capital.

As estruturas móveis reforçam as ações da rede municipal de saúde na prevenção e rastreio de casos de câncer de mama e do colo do útero, além do acompanhamento pré-natal de mulheres moradoras das zonas atendidas pelo serviço.

Veja também: Corpo de homem desaparecido há três dias é encontrado em igarapé de Manaus. Clique aqui e saiba mais.

Acompanhe nosso Podcast ao vivo em: Amazônia TV.  Clique aqui.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Caiu na rede é post!

Vaza suposto vídeo de candidato a governo e internet reage: ‘candidato dotado’

Gravação com conteúdo sexual, atribuída ao ex-prefeito de Ananindeua, viralizou em grupos de WhatsApp às vésperas da convenção que deve oficializar sua candidatura ao Governo do Pará.

há 15 minutos

Amazonas

Justiça em silêncio: seis anos após massacre no Rio Abacaxis, processos seguem parados

Caso envolve mortes de policiais, denúncias de violações de direitos humanos e ações judiciais contra ex-autoridades e policiais militares. Os processos permanecem paralisados por impasse sobre a competência da Justiça.

há 31 minutos

Acidente de Trânsito

Motorista bêbado invade contramão, destrói carros e acaba preso em Manaus

Acidente envolvendo três veículos aconteceu na Avenida Oscar Borel, no bairro Compensa; suspeito se recusou a fazer o teste do bafômetro.

há 1 hora

Política

Eduardo Braga mantém esposa e ex-assessor como suplentes na disputa ao Senado em 2026

Senador repetiu a chapa de 2018 e registrou Sandra Braga e Miguel Capobiango Neto como suplentes no TSE.

há 1 hora

Brasil

Nikolas Ferreira vira alvo da PGR após gravar vídeo fazendo críticas a Lula

Deputado petista acusa o parlamentar do PL de antecipar a disputa eleitoral com um conteúdo divulgado nas redes sociais e pede investigação sobre a origem da produção e da divulgação do material.

há 2 horas