Manaus

Vacinação antirrábica chega a 23 bairros de Manaus nesta semana

O cronograma da semana abrange áreas nas zonas Sul, Norte, Leste e Oeste.


Notícia de Manaus – A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, está realizando a campanha municipal de imunização antirrábica animal, com equipes de vacinadores percorrendo 23 bairros da capital. A ação ocorre de terça-feira a sábado, entre os dias 21 e 25 de novembro, com a participação de 220 trabalhadores.

A intensificação da vacinação antirrábica animal faz parte da programação da Prefeitura de Manaus, e as equipes percorrem ruas de diferentes zonas da cidade. O cronograma da semana abrange áreas nas zonas Sul, Norte, Leste e Oeste.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Rodrigo Araújo, gerente do CCZ Manaus, destaca que as visitas ocorrem das 8h às 12h e são realizadas por duplas identificadas com o uniforme da campanha, composta por um vacinador e um registrador. Ele enfatiza a importância da colaboração dos tutores para conter os animais na hora da aplicação e sugere que a população consulte os cronogramas semanais divulgados nos canais da Semsa para ficar atenta às visitas.

O alvo da campanha anual de imunização são cães e gatos a partir de três meses de idade. Rodrigo Araújo ressalta que os animais devem estar em boas condições de saúde para receber a vacina, e os proprietários devem observar o comportamento de seus pets, evitando a vacinação em caso de sinais de doença.

A campanha, que iniciou em setembro e tem encerramento previsto para 6 de dezembro, tem como meta imunizar 255 mil cães e gatos na capital contra a raiva humana. Além das visitações casa a casa, a vacinação é oferecida em três pontos fixos durante a campanha: CCZ Manaus, Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, e Centro de Convivência da Família e do Idoso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A iniciativa visa contribuir para o controle e erradicação da raiva humana, sendo obrigatória para todos os animais a partir de 3 meses. A etapa rural da campanha, realizada de junho a agosto, abrangeu comunidades terrestres e fluviais da zona rural de Manaus.