- Foto: reprodução
Cidadãos das comunidades Coliseu 1, 2 e 3, no bairro Distrito Industrial, zona Leste de Manaus, foram ameaçados a não receberem pré-candidatos a vereador que não sejam Marcelo Kramer (PSD) conforme instruções de um líder comunitário identificado apenas como César. O caso veio à tona através de um áudio divulgado pelo site Radar Amazônico, onde o líder comunitário faz ameaças explícitas aos moradores.
No áudio vazado, César é ouvido dizendo que os moradores devem dar “varada” em qualquer outro candidato que se atreva a visitar a comunidade.
PUBLICIDADE
“As pessoas que estão trazendo candidatos aqui pra dentro da comunidade, que não estão fazendo nada dentro da comunidade e só vêm enganar o eleitor aqui. Por favor, dê varada! Pode dar varada. Porque a única pessoa que está fazendo alguma coisa dentro da Comunidade Coliseu 1, 2 e 3 se chama Marcelo Kramer, esse cidadão vem desde o dia 1° de janeiro trazendo benefícios para a nossa comunidade”, diz César no áudio.
Além da incitação à violência, o homem também deixa claro que os moradores que apoiarem outros candidatos enfrentarão represálias. “Eu estou gravando esse áudio que é pra deixar bem claro para as pessoas que estão procurando trazer candidatos para atrapalhar o meu trabalho e o trabalho de quem está trazendo benefício para a comunidade não vai se dar muito bem dentro da comunidade. Eu tô gravando áudio mesmo e eu mesmo vou botar em todos os grupos. Então o nosso candidato se chama Marcelo Kramer e o nosso prefeito é o David Almeida”, acrescenta César, explicitando o apoio também ao atual prefeito.
Essa situação levanta sérias preocupações sobre a integridade do processo eleitoral na comunidade. A coerção política, especialmente quando acompanhada de ameaças de violência, compromete a liberdade de escolha dos eleitores e fere os princípios democráticos.
PUBLICIDADE
A reportagem do Portal AM POST não conseguiu contato com o líder comunitário mas deixa aberto espaço para manifestação.